sábado, outubro 29, 2005

TEATRO DE REVISTA


Berta Cardoso (1911-1997), na revista "Manda Ventarolas"Posted by Picasa
1941 - Teatro Maria Vitória
Uma das maiores fadistas do séc XX, que alcançou enormes sucessos, também como actriz.
Na "Canção do Sul ", de 1 de Dez. de 1941, pode ler-se: "Berta Cardoso hoje é aplaudidíssima sem tibiezas ou «claques», na revista «Manda Ventarolas». Para isto muito contribui a intuição natural de Berta para a arte dramática, e o seu grande gosto em acertar nos números que lhe distribuiram. Nas imitações, faceta artística de grande relevo, Berta Cardoso revela-se uma actriz de recursos, e naquela parte em que Maria das Neves recita pela sua boca, define-se uma vocação. No fado, seu estilo continua a ser rico e pujante. Sobrepondo-se à orquestra, por vezes, sua voz enche o palco, o teatro, enfim, a alma de todos nós."
É impossível dizer melhor : "sua voz enche a alma de todos nós" !
Pode ouvir essa voz e saber mais acerca de Berta Cardoso em: www.bertacardoso.com
O download dos trechos musicais é um pouco lento, mas vale a pena esperar (digo eu...)

5 comentários:

Anónimo disse...

Cara senhora, tenho estado atento a este blog que tanto tem feito para enaltecer quem merece. Sinceramente, tenho apreciado muito este blog. Cada vez gosto mais da fadista Berta Cardoso. Gostava imenso de juntar cada vez mais fados e imagens da D.BERTA á minha colecção sobre Fados e fadistas. A sra., neste post disse fazer download. Isso quer dizer que podemos tirar os fados da internet e polos nos computador fazendo isto legalmente? se sim gostaria que me informa-se como o fazer. Se acha que os fados da respeitosa e consagrada Berta Cardoso devem estar preservados no site dedicado a berta cardoso, então eu respeitosamente vou ouvindo-os quando posso. Gostaria de uma resposta POR FAVOR. os meus parabéns . ADRIANO

Anónimo disse...

Exmº Senhor
Muito obrigada pelo seu cumprimento e simpática referência ao blog. Relativamente aos excertos de fados poderá ouvi-los no site, mas creio que não conseguirá transferi-los para o seu computador. Quando me referi ao download era ao efectuado do servidor para o site, que demora mais tempo do que o desejável.
Gostaria de saber pôr música no blog, mas ainda não tive tempo para me dedicar a aprender e também gostaria de lhe ser mais útil, mas não vejo maneira de lhe passar os fados que gostava de ter.
Cumprimentos e não deixe de aparecer.
MLeiria

Anónimo disse...

cara sr. não sabe o quanto apreci-ei a sua resposta. por vezes na internet os comentários, felizmante isso inda não me aconteceu nem consigo nem com a dona valéria. Mas sobre aquilo que lhe perguntei se calhar poder-me á ajudar. Se o desejar. gostaria de fazer uma troca de faixas por a internet. O meu Email é fadista_debairro@hotmail.com. Se achar que o deve, adicione-me. Era um prazer inezplicavél faze-lo. Mas somente se o desejar. Os meus cumprimentos ADRIANO

Anónimo disse...

OKE KERIA DIZER ERA QUE POR VEZES NA INTERNET OS COMENTÁRIOS SÃO DESPREZADOS FELIZMENTE ISSO NÃO ME ACONTECEU. AS MINHAS DESCULPAS PELA DISTRACÇÃO

Anónimo disse...

ola caro amigo(a) venho por este meio enviar-lhe os parabens pelo belissimo blog que aqui encontrei, adoro teatro e sou um fanatico pelo teatro de revista.
tenho um espolio bastante atractivo de peças, cenografias fotografias entre quais umas fotos da dama que esta a ser homenageada por si BERTA CARDOSO.
continu.e e força.
http://velhoparkmayer.blogspot.com