segunda-feira, outubro 17, 2005

Fado no S. Luiz


Eu já lá estou!... Posted by Picasa
Nem morta, ia faltar.
O que eu gosto de ouvir a Celeste Rodrigues! Voz pequenina, é verdade, mas voz sofrida, voz de fado, de vida vivida, que transmite emoções...
Ouvir também a Argentina e o Alcindo cujo registo de voz lembra o Carlos Ramos. . .
Acerca da "encenação minimalista que desloca o Fado puro para uma sugestiva e surpreendente solução cenográfica", a mim, que não percebo nada disto, o que a imagem apresentada me faz lembrar é uma cena de Flamenco num "tablao" Andaluz . . . e não só... Nada de novo, mas mesmo nada, muito menos surpreendente.
O que me surpreenderia agradavelmente era que, da Madeira, "alguém"chegasse e aparecesse por lá a ver o espectáculo, no dia 21. Eu estarei na 1ª fila a ver se chega... para lhe contar uma história muito engraçada, passada na Parreirinha, há muitos anos, com um cliente do Norte, episódio esse que se relaciona com o nome do espectáculo "Cabelo branco é saudade" e que bem ilustra o que então era o ambiente de uma casa de fados.
Até lá!

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem sabe se da Madeira não parto para assisitir a esse momento de Fado Superior, se bem que nestes tempos a minha vida esteja um pouco conturbada - algum trabalho a mais ( e não é a cantar Fado, mas a dar aulas... que isto de ser artista numa Ilha pequena não chega pr'ó 'pitróleo', para além da velhice ter tocado à minha porta e eu ter uma mã de 80 anos que já começa a dar sinais de preocupação...Enfim. As comezinhas situações de vida que nos castram e nos impedem de viver em pleno.Já tenho saudades dos tempos em que, com Amália viva, metia-me num avião só para ir à Rua de Sao Bento tomar um chá com Ela, ou então, escapar-me num fim de semana até Paris, só para assistir a um reciatal de Amália no OLympia. Nessa altura, tinha a alegria e a liberdade. Hoje tenho tristeza e uma preocupação que me impede de viver essa liberdade...
Adoro ouvir o jovem Ricardo, voz intensa e muito fadista, assim como tenho imenso respeito pela Argentina e pela Celeste, que já não vejo há tantos e tantos anos...
(a ultima vez foi no Fado Menor, antiga casa de Fado, em que tocava o ex viola de Amalia Pedro LeaL, onde passei uma noite memorável com Carlos Zel, a Teresa Sachetti, a Celeste, a Beatriz da Conceição e o Alcino Frazão, que muito jovem Dues levou, e que me acompanhou muito em espectaculos em França, em Lisboa e também no Funchal...
Enfim...parecço ter 90 anos a falar assim, mas a verdade é que tenho imensas saudades desses tempos...e Lisboa sem Amalia, sem o Alcino, sem a Herminia, parece-me tão triste...
Valeria mendez

Anónimo disse...

só agora reparei na data dos recitais... ainda não vai ser desta! Infelizmente.
A minha vida é +prograsmada com muita antecendencia decido às aulas... ainda agora tive de recusar um convite para Lanzarote, feito em cima da hora, devido ao meu horario escolar, para além de ter de 'avisar' a minha unica irmã que não vive comigo, para dar aopio à nossa mãe...
É por estas e por outras que eu não desejo chegar a tanta idade: Que Deus me liberte da lei da Morte, cedo, e em pleno sono. E´o meu mais veemente desejo.
Valeria Mendez