quinta-feira, junho 16, 2005


Esta é a capa da revista Posted by Hello
Pelos vistos, quanto a qualidade de vida, o
Zé mantém a opinião....

No que se refere ao ensino, em "A Gazeta do Pão", parte integrante da revista, anunciavam-se os novos programas do 12º ano, os quais, pelos bons resultados alcançados, vale a pena lembrar...
"Após o êxito estrondoso do Ano Propedêutico e desse verdadeiro «ovo de Colombo» que foi a criação do Ano Vestibular ou 12º ano, aguarda-se para 1982, a aprovação dos novos programas de ensino para os estudantes que pretendem entrar na Universidade.
Podemos divulgar em 1ª mão, porque nos apetece, os novos programas para o 12º ano. Assim, e para facilidade de leitura, dividimos esses programas por disciplinas embora, na prática, as matérias se interpenetrem, tudo dependendo da imaginação dos professores e da vontade dos alunos.
1. HISTÓRIA UNIVERSAL
- A Idade Média, a Idade Avançada e a Terceira idade, com especial incidência nos descobrimentos marítimos e nos transportes terrestres, bem como no mercantilismo, no servilismo, no niilismo e no cubismo clássico, suas origens e mais ou menos.
- ......
- Importância da cerveja alemã na génese da II Grande Guerra, enlatados da Baviera, porque razão Schmidt usa sempre boné, descrição sumária dos motores Mercedes-Benz, futura adesão da RAF à Conferência dos Não-Alinhados.
- .....
2. GEOGRAFIA
- ....
- Localização exacta do Mercado Comum, principais cidades, estrutura política e sua perfeita integração no COMECON.
- Descrição pormenorizada do percurso do rio Nilo e seus afluentes ou, em opção, do Zêzere; importância da barragem do Castelo do Bode para a criação de gado caprino.
-.....
3. MATEMÁTICA
- Os números até cinco (1º período)
- Os números, de 5 a 15 (2º período)
- Os números que faltam (3º período); Nota: esta matéria é facultativa.
- Equações do 2º grau se necessário e tabuada dos nove.
- Trigonometria algébrica (2 lições com slides)
- Alguns ângulos rectos, menos ou mais difíceis.
4. FISICO-QUIMICA
- Breve reflexão sobre o tema :"O oxigénio só será essencial à vida se for absolutamente necessário respirar"
-.....
- Algumas noções de óptica, nomeadamente, o que são óculos e qual a utilidade do olho de vidro; algumas leis da reflexão, mas sem chatear muito.
-.............."

1 comentário:

janus disse...

As reformas são sempre muito boas, de há uns anos para cá então nem se fala! E por causa disso e doutras coisas amanhã vou fazer greve, ai isso é que vou, e mais nada.