segunda-feira, abril 09, 2007

Janelas enfeitadas

Parabéns, Flora Pereira! Que continue a cantar tão bem como sempre cantou, ainda durante muitos anos. Em sua homenagem, relembro aqui este fado, que foi uma das suas criações, com letra de Linhares Barbosa e música de Casimiro Ramos.

Não sabes porque enfeito estas janelas?
Enfeito-as só por ti, fica sabendo
Os olhos desta casa são só elas
Quero que elas sorriam em te vendo

Os laços cor-de-rosa, nas cortinas,
Craveiros, em dois vasos, encarnados
Canta um canário, a horas matutinas,
Uma canção de beijos repicados

As grades, nas janelas, torna-as feias
Nem mesmo requintadas tabuínhas
Janelas dessas lembram as cadeias
Quero que o sol e a lua entrem nas minhas

Quero poder mostrar-te, quando passas
Gradeamentos são para os escravos
Por isso é que eu enfeito estas vidraças
Por ti é que eu cultivo rubros cravos. Posted by Picasa
Tenha um bom dia e até logo, nos fados!

4 comentários:

Anónimo disse...

Não esqueço certa noite em que ouvi esta Senhora cantar no Nónó de boa memória. Na sala estavam alguns fadistas de nomeada, Helder Moutinho, por exemplo. Cantou uns 14 fados e nunca nos cansamos de ouvir e pedimos sempre mais. Foi um lição de fado!

Anónimo disse...

Quem recntemente ouvir cantar este fado foi à conselheira do fado Julieta Estrela, e canta-o também muito bem, sabe estilar.

Anónimo disse...

O "Nónó" foi, em certa época a casa de fados com o melhor elenco (em minha opinão, já se vê)e foi, se não me engano, onde o Helder Moutinho começou a cantar... Teve bons mestres e tem, ele próprio um bom potencial - alma fadista; para além de ser poeta e homem de negócios, ora bem! E gosto muito dele. Tenho dito!
Quanto a Flora Pereira, é mais um valor do fado, que anda esquecido pelos que, de fadistas, têm muito pouco... Digo eu !

Anónimo disse...

Haja alguém que refira a fadista Julieta Estrela! Esta senhora é presidente dõs Amigos do Fado (APAF), conselheira do Museu do Fado, onde dá aulas de fado. E falou-se tanto mal do antigo Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional, onde aliás esta senhora também cantou!
Flores de Verde Pino