sábado, abril 21, 2007

GUITARRA DE BEIJOS


















O fado pode cantar-se acompanhado ao piano, acordeon, saxofone, com orquestra ou como quiserem... mas parece-me que o instrumento próprio do fado, o que melhor define a sua individualidade é, sem dúvida, a guitarra portuguesa, instrumento com o qual a mítica Severa se fazia acompanhar quando cantava o fado.
Esta associação de um instrumento próprio a certo tipo de canção não nos parece redutor, como alguns sustentam, nem é, de resto, único - ao flamenco associa-se a guitarra espanhola, ao tango argentino o bandoneon, à musette o acordeon...
Para ser fado, tem que haver uma guitarra a trinar...
Mas também pode ser uma Guitarra de beijos
Numa guitarra de beijos
Fui fadista, improvisei
As canções que ando a cantar.
Saudades feitas arpejos
Do fado a que me entreguei
Para o servir e amar.

Misturei-me com tunantes,
Pus a decência de lado,
E fiz das esquinas mirantes
De onde vi passar o fado.
Paira um perfume de vielas
No seu cabelo a brilhar,
Eu cheiro a sonho e a luar
E nos meus olhos há estrelas.
... ... ... ...
Júlio de Sousa

(Foto de Berta Cardoso, 1970)

2 comentários:

Anónimo disse...

Fadistas do calibre da Berta hoje haverá poucas!

Anónimo disse...

Poucas ó nenhumas, pelo menos a cantar.Ainda há, sim, grandes diamantes do Fado que se encontram entre nós, para salientar algumas (que acho que nunca é demais referir): Mariana Silva, Esmeralda Amoedo, Fernanda Maria, Fernanda BAptista, Maria Amélia Proença...Temos a felicidade de saber que havia ainda mais alguns nomes a referir mas tenho a infelicidade de ligar a televisão, ouvir "projectos" de fado que "do fado não têm nada" ,realmente só me faz lembrar o fado que Carlos Ramos eternizou "Anda o Fado noutras bocas". Felizmente "nas nossas bocas" "ainda andam" aqueles que deram o seu contributo, fadistas com a alma na voz.Os meus parabéns Muito Sinceros e desculpe não ter comentado os posts anteriores mas eu quase todos os dias venho a este endereço mas nem sempre tenho tempo de deixar a minha opinião.Cumprimentos!ADRIANO