sábado, dezembro 31, 2011
節日快樂
sexta-feira, dezembro 30, 2011
"O FADO E A SAUDADE"
terça-feira, dezembro 20, 2011
"ORAÇÃO FADISTA" - Isabel de Oliveira e José Borges
Numa noite, na viela / dum bairro mal afamado / caiu do céu uma estrela / e alguém disse que era o Fado//
quarta-feira, dezembro 14, 2011
quarta-feira, dezembro 07, 2011
QUEBRA-CABEÇAS
terça-feira, dezembro 06, 2011
FADO DE EXPORTAÇÃO
Ilust.1930
Ora aqui temos um curioso texto do não menos curioso R.X., que parece poder sustentar a hipótese de que o Fado, já em 1930, era bem conhecido e do agrado dos estrangeiros que até o exportavam... por grosso e em contrabando! Com as devidas reservas, poderia até dizer-se que o Fado já então era, sem o ser ainda, Património da Humanidade... :-)
Ilust.1934
segunda-feira, novembro 28, 2011
Noite de ronda
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!
sexta-feira, novembro 25, 2011
Uma noite de vela panda...
quinta-feira, novembro 17, 2011
Sim! Que vantagens?!...
Temo até que possa haver algumas menos boas consequências...
Pelos vistos, estou bem acompanhada ...
sábado, novembro 12, 2011
terça-feira, novembro 01, 2011
"Fado da Saudade"
D.P.
Afinal, havia outro!... Não bastava já a polémica que se gerou à volta da autoria da música do fado com que Carlos do Carmo ganhou, há 3 anos, o Goya, senão que o título desse fado replique o de um fado que Berta Cardoso estreou, em 1951, na Revista "Lisboa é coisa boa", com o qual alcançou enorme êxito... Claro que não é caso único; há mais casos destes do que seria desejável, o que, por poder gerar confusões e não só, não deveria ser permitido... Mas, enfim, "eles" é que sabem!...
segunda-feira, outubro 31, 2011
segunda-feira, outubro 17, 2011
"SOLAR DA ALEGRIA"
Numa das lendárias "casas de fado", um elenco de luxo: a cantadeira Berta Cardoso acompanhada pelos guitarristas- Armandinho, José Marques "Piscalarete" e Carlos Ramos e pelos violistas Alberto Correia, N.I. e Santos Moreira.
domingo, outubro 16, 2011
PIONEIROS DO FADO
quinta-feira, outubro 13, 2011
PIONEIROS NO FADO
João Fernandes - BERTA CARDOSO - Santos Moreira
terça-feira, outubro 11, 2011
"FIGURAS DO FADO"
Sentados a uma mesa da "Adega O Faia", espaço inquestionavelmente ligado à grande Lucília do Carmo, Berta e Marceneiro ouvem atentamente Linhares Barbosa que lhes estará lendo uma nova letra, provavelmente para o repertório de Berta Cardoso que, nos anos 50 foi dirigente artística daquele restaurante típico.
domingo, outubro 09, 2011
quarta-feira, outubro 05, 2011
MARIA VITÓRIA
sábado, setembro 24, 2011
O "Chico da Mouraria" - SAUDADE DOS SANTOS
terça-feira, setembro 20, 2011
INÁCIO DE MATOS - "Não perguntes onde andei"
"Não perguntes onde andei", de António José e de Inácio de Matos, que também é o intérprete deste fado, acompanhado pelas guitarras de João Alberto e de José Luis Nobre Costa, a viola de Humberto de Andrade e a viola-baixo de José Vilela.
sexta-feira, setembro 16, 2011
GLÓRIA DE LOURDES - "Lágrima caida"
quinta-feira, setembro 08, 2011
D. HEITOR GIL DE VILHENA - "Fado recordado"
É de Carlos Alberto França este nostálgico "Fado recordado" que lembro na interpretação de Heitor Gil de Vilhena, que, em 1968, abriu a que é hoje a mais antiga casa de fados do Porto, a Casa da Mariquinhas .
"Brincar no passeio / era o meu recreio / nos tempos de então / bibe de xadrez / sem nada nos pés / jogando o pião / e na vila ao lado / já sem ter telhado / havia uma adega / onde se saltava / à corda e brincava / sempre à cabra-cega
Na rua onde moro / há coisas que adoro / já desde petiz / quando ia com a Bia / a Zefa e a filha / para o chafariz / tal como o pregão / daquela garota / vendendo figuinhos / de capa-rota / na rua onde moro / de saudade choro / tempo tão feliz!..."
sábado, setembro 03, 2011
MICÁ - "O Português"
sexta-feira, setembro 02, 2011
QUANTOS AUTORES TEM O FADO...?!
quinta-feira, setembro 01, 2011
segunda-feira, agosto 29, 2011
JOSÉ MANUEL DE CASTRO - "Barco à deriva"
"Barco à deriva / Que um dia saiu do cais / E não chega nunca mais / A porto de salvação"
As palavras são de Artur Ribeiro, a música de Jorge Fontes, a interpretação de José Manuel de Castro
domingo, julho 31, 2011
"FADO DE MOURARIA"
Atrevo-me a divulgar mais esta faixa do Vol. VI dos Arquivos do Fado, da Tradisom, porque sei que o seu Director me autoriza a fazê-lo, mais ainda porque naquela, para além dos já conceituados fadistas Ercília Costa e Joaquim Campos, participa a então nóvel fadista Berta Cardoso, nome maior entre os maiores do Fado, de quem este ano se comemora o centenário. A convite de Armandinho, que a acompanhou e ouviu cantar quando, pela primeira vez se exibiu em público no Salão Artístico de Fados, Berta Cardoso foi a Madrid gravar, acompanhada por Maria Alice e seguidamente por outros cantadores e cantadeiras, como é o caso.
Ercília Costa, Joaquim Campos e Berta Cardoso são, pois, as vozes que dão voz a este "Fado de Mouraria", acompanhados pelo insigne guitarrista Armando Freire e o distinto violista Georgino de Sousa.
Silêncio, que se vai cantar o Fado!
terça-feira, julho 26, 2011
"A DESGARRADA"
Com o selo Tradisom, do vol.VI - Arquivos do Fado, esta "Desgarrada", gravada em Madrid em 1930, em que intervêm os instrumentistas "Armandinho" e João Fernandes, a cantadeira Ercília Costa, o cantador Joaquim Campos e ainda António Menano.
sábado, julho 23, 2011
ALICE MAYA - "Assim é que é fado"
terça-feira, julho 19, 2011
ARMANDO MOITEIRA - "Meu Portugal"
"Meu Portugal", de António Nestor, canta Armando Moiteira , no Pedro Rodrigues, acompanhado pelas guitarras de Álvaro Martins e de Manuel Costa e as violas de Joaquim dos Anjos e de Toni Gomes.
segunda-feira, julho 18, 2011
sexta-feira, julho 15, 2011
Talvez um fado...
terça-feira, julho 12, 2011
JANUÁRIO TRINDADE - "Norton de Matos"
Januário Trindade, o fadista revolucionário, homenageia, no seu 8º disco, a figura de Norton de Matos. A letra e música são da autoria de José Crispim; acompanham o fadista, o Conjunto de Guitarras de António Chainho e Manuel Mendes.
sábado, julho 09, 2011
MARIA JOSÉ VILLAR - "Tudo te dei"
quinta-feira, julho 07, 2011
domingo, julho 03, 2011
ADELAIDE RODRIGUES - "O fado nasce no peito"
sexta-feira, julho 01, 2011
NORBERTO MARTINHO - "Quem me dera ser o vento"
As guitarras de A. Chainho e de Z. Ferreira, as violas de J.M. Nóbrega e de A. Manuel acompanham Norberto Martinho que interpreta, no Fado Victória, "Quem me dera ser o vento", de A. Ribeiro.
quinta-feira, junho 30, 2011
TINA SANTOS - "Foi tudo amor"
quarta-feira, junho 29, 2011
AMÉRICO SILVA - "Canta-me um fado"
Américo Silva interpreta um fado da autoria de Jair Amorim e de Evaldo Gouveia - "Canta-me um Fado" - acompanhado à guitarra por Manuel dos Santos e José Alves e à viola por Fernando Coelho e Alexandre Santos.
segunda-feira, junho 20, 2011
"Fado à Bulhão Pato"
Ilust.
Um curioso artigo de Mercedes Blasco que, no "Makavenkos", cantou o Fado, a pedido do homenageado dessa noite - o poeta Bulhão Pato, o último romântico.
sexta-feira, junho 17, 2011
"Maria da Conceição" - JOÃO CASANOVA
Ilust.1934
Aqui está a letra do fado que o João Casanova gravou com o título de "Aquela Maria" e interpreta numa música de Frei Hermano da Câmara, com direito à fotografia da poetisa e tudo... p'ra que se não diga... É certo que não tem sido preocupação minha divulgar sistematicamente as letras dos fados que edito e isto por duas razões fundamentais, a primeira das quais é a de que já há outros bloguistas a dedicarem-se a isso, de entre os quais quero realçar o incansável J.F.Castro, do Fados do Fado, a quem daqui saúdo, e a segunda, mas não menos importante razão, fica para vos confessar mais tarde... De resto, li por aí que a equipe do Portal do Fado vai também dedicar-se a essa "ciclópica tarefa", pelo que já aqui fica o meu bem haja, mas, já agora, um desejo, o de que, sempre que possível, seja indicada a fonte documental, por este, aquele e aqueloutro motivo de que aqui fica bom exemplo... Sem mais, vamos ao Fado
segunda-feira, junho 13, 2011
PARABÉNS, Alto do Pina!
Isto era assim em 1904
e em que ganhou a Marcha do Alto do Pina, que teve como madrinha a fadista Filipa Cardoso e como padrinho o actor Joaquim BonChic, perdão, Monchique
Portanto, atrever-me-ía eu a alvitrar: Escolha acertada!
sexta-feira, junho 10, 2011
"Deixem passar Portugal!"
Deixem passar Portugal!...
O seu melhor atestado
Vai nessas almas de ideal
Gemendo e chorando o Fado...
Ninguém lhes tome a passagem
E hão-de vencer afinal...
São espelhos da nossa imagem,
Deixem passar Portugal!
Esta canção que se fez
P'ra o coração português
Achou sempre o mundo estreito,
Canta-a com a guitarra ao peito,
Todos te dirão quem és.
sábado, junho 04, 2011
"A FORMIDÁVEL ALMA POPULAR"
"...Mas então isto é a apologia e o elogio da facada e da miséria, da rufiagem e do vício, da rotina e da imundície, perguntará o leitor? Não, não é. É apenas o elogio da cor, que subverte o anátema à miséria social; a apologia do caracter forte do gentio miudo que mantem o pitoresco e o sabor, que não há na gente moderna nem nas Avenidas Novas, e que só existe e perdura, arreigado como a própria fatalidade nisso a que o grande Cesário Verde chamava: «a formidável alma popular»" Matos Sequeira (para ler aqui)
("Meu Bairro Alto" - Intérprete: Ana Rosmaninho; Autores: Carlos Rocha e Frederico de Brito)
sexta-feira, junho 03, 2011
OS ROUXINOIS DO MONDEGO...
Dom. Ilust.
... e do Tejo, diria eu, "tem cotação na bolsa. Atravessamos um período em que as acções do fado estão cotadas na alta." Valha-nos isso, co'a breca! Ao menos que as do Fado, seja de Coimbra ou de Lisboa, continuem a valorizar... Amen.domingo, maio 29, 2011
António Botto e a II Festa do Fado
O Dom. Ilust.
No Teatro S. Luiz, onde se realizou a "2ª festa do Fado", em que participaram afamados fadistas António Botto cantou versos seus à guitarra...