domingo, fevereiro 14, 2010

AUTORIAS


Encontrei este texto, numa "Guitarra de Portugal" de 1947, e entendo oportuno aqui partilhá-lo convosco, dada até a actualidade do assunto. De resto, não é a primeira vez que neste blogue faço referência a este preocupante facto de, na generalidade das casas de fado, em espectáculos e até mesmo na rádio, se ter retomado, há já largo tempo, este péssimo hábito de não informar os nomes dos autores, quer das letras, quer das músicas e nem, por vezes, dos intérpretes, revelando um absurdo menosprezo por quem cria, pois, como muito bem diz J. Zenóglio, "Escreve-se sem ser preciso cantar, mas não se canta sem haver quem escreva"... Para mim, este comportamento, que Zenóglio qualifica de irreverente e injusto, é muito para além disso; é, muitas vezes, a Ignorância a revelar-se, escondida por detrás de uma tão ridícula quão frágil arrogância, e é, igualmente, a revelação de uma enorme falta de consideração para com o público. É nesta qualidade que, uma vez mais, aqui deixo lavrado o meu protesto; quando vou a uma casa de fados, gosto de saber quem estou a ouvir, o que nem sempre acontece porque se perdeu o hábito de anunciar quem vai cantar e até mesmo o de afixar, à porta, os nomes e respectivas fotografias do elenco; assim, se não houver ali quem nos informe, ouve-se um/a anónimo/a que, do mesmo modo, interpreta fados de que não diz o nome e nem as autorias- será segredo?!... Em grande número de espectáculos, infelizmente, passa-se o mesmo e na rádio, mesmo na da especialidade, é igual... É pena! Até mesmo porque, comercialmente, acaba por ser mau negócio... Não será?!...

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá
este texto é bem esclarecedor das preocupações que assaltavam os nossos jornalistas da época.
Será assim agora? tenho dúvidas!
Publicar a qq. preço e sem revelar fontes para as manter protegidas,isso é que é!
Vamos "proteger" a Berta Cardoso de ser a criadora do fado "Cinta Vermelha" criadora,i.e. pq. o grande Linhares Barbosa, o escreveu para ela, e que, parece pertencer,só..., ao repertório de Cidália Moreira(http://fadosdofado.blogspot.com/2008/07/cinta-vermelha.html) ...falei na Berta Cardoso como poderia ter falado de tantos outros autores, cantautores, letristas, poetas, músicos,fadistas, cantores & etc. q. não são declinados...quer na música quer noutras áreas do conhecimento.
A mim ensinaram-me -revelar sempre a fonte- sob pena de a notícia, o artigo, o ensaio, a tese (etc.) não ser credível, não fazer fé...Em suma, em suma bizantinices de outros tempos (Honni soit qui mal y pense).
Abraçinhos e xi-corações do
São Valentim

valeria disse...

Infelizmente a lição que deu AMALIA ao país,ressaltando a importancia dos AUTORES, não teve resultados para os fadistas/cantores de agora, que se limitam a cantar/imitar o original, muitos deles sem saberem sequer o que cantam...
(uma saudação especial para si.Estive uns tempos na Venezuela, sem computador,por isso só agora faço-me viva.Abraço)

Anónimo disse...

Continua de maré e muito oportuna. Há dias fui a uma casa de fados em que além de não se apresentar quem cantava - eu que não sou do meio não conheci quase ninguém - tudo o que se cantava não pertencia a ninguém nem tinha título. Mas o exemplo vem da televisão onde também nunca dizem os autores.
José Manuel Videira

MLeiria disse...

Ó São Valentim me valha, que assim já fica todo o mundo a saber da nossa senectude, se bem que não senil!... Mas isto é mesmo assim "Os jovens ainda não sabem e os que sabem já não são jovens, hélas!"
Pois é,há um tempo e um estado em que nos estamos a marimbar para autorias, fontes e outras "chatices" e só se quer mesmo é curtir um som e ponto; porém, ninguém que faça Informação, mesmo "caseira", se séria for, se poderá dar a essa facilidade... É que "Informar" é esclarecer , instruir... bem, o melhor é sair já de linha!
Tchau!

Fadista disse...

Olá, Valéria
É sempre com agrado que registo o seu regresso e as suas visitas a este espaço. Espero que, desta vez, seja por mais tempo...
Achei bem interessante a "crónica de viagem" com que reiniciou a publicação no seu blog.
Até breve.
Abraço
O.

Fadista disse...

... da televisão e da rádio e dos jornais... é geral, digamos assim, mas muito desagradável, não é, amigo Videira? É mesmo falta de respeito pelo público que, numa casa de fados, ainda pode tentar informar-se por ali... agora, na televisão e na rádio, que maçada! Olhe, eu, para não me aborrecer, já quase não as ligo, ou seja, não lhes ligo nenhuma!...
Obrigada pela participação. Volte sempre.
O.

Anónimo disse...

Grande pouca vergonha. Os autores não são ninguém, desrespeitados, mal-tratados, ignoardos e até trocados. Já vi coisas do grande Linhares atribuídas a David Mourão-Ferreira e nem SPA ou Museu do Fado corrigem! Até aqui conto duas homenagens a Mário raínho e José Luís Gordo no Museu mais a dedicada ao Oulman e um ciclo de poetas feito pela APAF que tem sido temerária.
J.R.

Anónimo disse...

Uma excepção: http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=2134