domingo, fevereiro 19, 2012

Impossível ?!




Plat.

Jamais?!... 
Difícil, terá sido ?! Impossível, não foi!... 
Mais difícil, quase impossível mesmo, teria sido ganhar um Goya com um inédito :-) Fado versículo, mais que cantado e recantado por inúmeros fadistas, em variadíssimas letras, mas porém... Alguma razão,  apenas a génios acessível, há-de haver... Até lá, se lá chegar, que caminho tenho a percorrer! Para não perder tempo, vou mas é ouvir estes dois enormes intérpretes da Canção Nacional. Ora ouçam


sexta-feira, fevereiro 03, 2012

O Fado na música de dança


Plat.

"José Barreiros, o cantor a quem se deve em grande parte a expansão da música portuguesa em Espanha e França...  Mais tarde, no «Arcádia», apareceu Mário Rossi com a canção nacional no seu repertório de dança. Foi um êxito!..."

terça-feira, janeiro 31, 2012

A "TOCA"


Plat.

E, quem pertence aos Fiéis de Deus, não fará do Fado uma indústria...

Meu Deus, que de «ateus» há por aí !...

(A "Toca" situava-se no Bairro Alto e, para além do seu proprietário, Carlos Ramos, guitarrista e cantador, faziam, então, parte do elenco: o guitarrista Jaime Santos, os violistas Alberto Correia e Alfredo Costa e as cantadeiras Maria Rosa Rodrigues, Natércia da Conceição e Noémia Cristina; era director artístico, Filipe Pinto.) 

quarta-feira, janeiro 25, 2012

sábado, dezembro 31, 2011

節日快樂



Com este "Fado Chinês", da autoria de João Nobre, interpretado por Fernanda Baptista, despeço-me, a todos desejando 

2012年快樂

sexta-feira, dezembro 30, 2011

terça-feira, dezembro 20, 2011

"ORAÇÃO FADISTA" - Isabel de Oliveira e José Borges


Plat.

VIDEO DE HOMENAGEM

Já aqui tinha lembrado Isabel de Oliveira que hoje recordo novamente, numa desgarrada com José Borges, interpretando, no Menor, esta Oração, porém, Fadista, da autoria de João de Freitas

Numa noite, na viela / dum bairro mal afamado / caiu do céu uma estrela / e alguém disse que era o Fado//

Desde então, quem sofre e sente / algum desgosto de amor / tem nesta canção dolente / um lenitivo p'rá dor//

Pois o Fado é uma reza / que cantado nos dá calma / sendo a canção portuguesa / que mais fala à nossa alma//

É tristeza, sofrimento / saudade, melancolia / a expandir o sentimento / de quem sofre dia a dia//

E uma guitarra a tanger / na nossa linda canção / até parece o gemer / das cordas dum coração//

Esta canção sem igual / quando a cantar qualquer voz / nós sentimos Portugal / a vibrar dentro de nós.

FELIZ NATAL

quarta-feira, dezembro 07, 2011

QUEBRA-CABEÇAS




- Olha, que graça! é o Figo não é?!
- Parece...
- E o que é que o Figo faz num cartaz de Fado?!
- Publicidade, claro!...
- Será que também canta o fado?
- Estás pior!...
- É que não consigo ver a ligação, a mensagem...
- Não consegues?!... Andas mesmo desligada! Não vês que agora, ao Fado, alguns chamam-lhe um figo?...
- ?! claro! nem podia ser mais evidente!... Menina, ele há publicitários!...

terça-feira, dezembro 06, 2011

FADO DE EXPORTAÇÃO



Ilust.1930


Ora aqui temos um curioso texto do não menos curioso R.X., que parece poder sustentar a hipótese de que o Fado, já em 1930, era bem conhecido e do agrado dos estrangeiros que até o exportavam... por grosso e em contrabando! Com as devidas reservas, poderia até dizer-se que o Fado já então era, sem o ser ainda, Património da Humanidade... :-)



Ilust.1934

segunda-feira, novembro 28, 2011

Noite de ronda




Após ter tido conhecimento da vitória do nosso Fado, em Bali, e de ter ouvido e lido as reacções dos mais responsáveis e interessados pelo feito, lembrei-me eu de ir bisbilhotar os Sítios de Fado, não só os que há mais tempo divulgam o género mas também os que reputo, ou de maior qualidade, ou responsabilidade. Interessante é verificar que, sendo este o meio que, provavelmente, mais tem contribuido nos últimos tempos para divulgar inter e extra muros o nosso particular género poético-musical, não tenha havido até agora quaisquer manifestações da parte dos respectivos bloguistas, o que é, já em si, uma mensagem que todos muito bem entendemos...



Dos blogues onde, para já, se verifica uma reacção ao facto de o Fado ser agora Património da Humanidade, para além de Nacional, não posso deixar de destacar o da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado - APAF - que, obviamente, se congratula com o feito, mas à responsável do qual eu aqui gostaria de deixar as seguintes questões:

- Pelo simples facto de o Fado ter sido considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade, é corolário que seja o Fado "um laço mais forte de união entre todos os portugueses" ???

- Não será triste sequer pensar que é o facto de termos recebido esta distinção que nos irá tornar mais responsáveis, cuidadosos e amigos do nosso Património?!...



"Esta distinção responsabiliza-nos não só do ponto de vista patrimonial, um maior cuidado com os arquivos e maior preservação de uma memória que foi durante décadas essencialmente popular, como de dignificação por quem o canta, compõe e o faz todos os dias, incluindo as casas de Fado que continuam a ser um cartaz para quem nos visita.Neste sentido, e de acordo com os princípios instituidores da APAF, esperamos que se possa dinamizar mais os estudos sobre o Fado e divulgar o seu património cultural."



Essa união, responsabilidade, cuidado e dedicação não seriam, para além de naturais, já um Dever?!...

Aqui para nós que ninguém nos ouve, espero eu que o Fado continue genuíno, a ser inventado e praticado por quem o encontrou na alma e lhe deu voz; espero igualmente o fim dos feudos instalados que trabalham principalmente para a auto-promoção e visibilidade; espero, finalmente, que este não seja mais um daqueles enormes logros em que, nos últimos tempos, nos temos democraticamente enredado e que têm prejudicado a grande maioria para beneficiar apenas uns muito poucos...

Como o Velho do Restelo, a mim apetecer-me-ía também avisar

-"Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!

..."


E, já agora, que estamos numa de Descobrimentos, de Diáspora Portuguesa, queria apenas, a terminar, lembrar que


"The first European contact with Bali is thought to have been made in 1585 when a Portuguese ship foundered off the Bukit Peninsula and left a few Portuguese in the service of Dewa Agung."


Viva o Fado! Viva Portugal!

sexta-feira, novembro 25, 2011

Uma noite de vela panda...




Ontem, a RTP1 transmitiu este espectáculo de Homenagem ao Fado (?!), promovido pela S.P.A., que teve lugar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, cuja coordenação esteve a cargo de Tózé Brito, sendo o guião de Tiago Torres da Silva e a cenografia de António Casimiro.


Gostaria de aqui tecer largos elogios a essa notável iniciativa, mas apenas me apraz registar muito brevemente o seguinte


- mais uma vez, notei algumas ausências absolutamente inexplicáveis e certas presenças completamente dispensáveis...


- as vozes, nem sempre estiveram no seu melhor; diria mesmo que não foi uma noite feliz para grande parte do/as fadistas...


- em suma, teria sido um espectáculo sem brilho, talhado em figurino de outros tempos, não fora aquele genuíno toque Malatino, muito bem coadjuvado pela também apresentadora, mas Fadista que, com a sua interpretação irrepreensivel de um tema que não poderia ser mais bem escolhido, conseguiu transformar aquele sarau numa Noite Diamantina!...

quinta-feira, novembro 17, 2011

Sim! Que vantagens?!...

Também ignoro que vantagens haverá e duvido mesmo que haja algumas!...
Temo até que possa haver algumas menos boas consequências...
Pelos vistos, estou bem acompanhada ...

terça-feira, novembro 01, 2011

"Fado da Saudade"




D.P.


Afinal, havia outro!... Não bastava já a polémica que se gerou à volta da autoria da música do fado com que Carlos do Carmo ganhou, há 3 anos, o Goya, senão que o título desse fado replique o de um fado que Berta Cardoso estreou, em 1951, na Revista "Lisboa é coisa boa", com o qual alcançou enorme êxito... Claro que não é caso único; há mais casos destes do que seria desejável, o que, por poder gerar confusões e não só, não deveria ser permitido... Mas, enfim, "eles" é que sabem!...

segunda-feira, outubro 17, 2011

"SOLAR DA ALEGRIA"


Numa das lendárias "casas de fado", um elenco de luxo: a cantadeira Berta Cardoso acompanhada pelos guitarristas- Armandinho, José Marques "Piscalarete" e Carlos Ramos e pelos violistas Alberto Correia, N.I. e Santos Moreira.

domingo, outubro 16, 2011

PIONEIROS DO FADO

"Berta Cardoso vai novamente transpor longos mares..."


O que me admira que nenhum destes pilares do Fado tenha sido escolhido para integrar a colecção filatélica "O Fado" !...

Que critérios terão presidido à escolha? Ou terá sido simplesmente a gosto de quem decide, como antigamente?!... De notar que João da Mata, Armandinho e Martinho d'Assunção, são, para além de brilhantes instrumentistas, notáveis autores de letras e músicas... De notar que Berta Cardoso foi aquela que Amália desejava vir a ser, quando começou...

Porque não terão sido escolhidas algumas destas tão genuínas individualidades fadistas, a quem tanto o Fado deve, para figurar naquela colecção?!...

Ó, gentes da minha terra! Afinal, até parece que temos um Feudo do Fado!... Mas nem por isso há-de cair o Carmo e a Trindade!... :-)

quinta-feira, outubro 13, 2011

PIONEIROS NO FADO




João Fernandes - BERTA CARDOSO - Santos Moreira


"... O facto torna-se digno de registo, em virtude de ser a primeira vez que um emprezário achou digno de encaixilhar no seu teatro, nas suas peças, o Fado, tal qual ele é cantado e tocado em Portugal. ..." (Daqui)

terça-feira, outubro 11, 2011

"FIGURAS DO FADO"





Três sonetos que Armando Neves (1899-1944), poeta e jornalista, dedicou, homenageando, a estas três grandes Figuras do Fado, painel em que ele igualmente deverá figurar como um dos mais importantes letristas. Dele, lembramos alguns dos que foram grandes êxitos: "Cruz de Guerra" e "Canção da Neve", criações de Berta Cardoso, "Amor de pai", criação de Mª Emília Ferreira e "A Freira", do repertório de Joaquim Campos, entre outros.
Sentados a uma mesa da "Adega O Faia", espaço inquestionavelmente ligado à grande Lucília do Carmo, Berta e Marceneiro ouvem atentamente Linhares Barbosa que lhes estará lendo uma nova letra, provavelmente para o repertório de Berta Cardoso que, nos anos 50 foi dirigente artística daquele restaurante típico.

quarta-feira, outubro 05, 2011

MARIA VITÓRIA


Maria Vitória por Armando Neves

" P'ra se cantar bem o fado / não é preciso talento... / -É preciso ter chorado / p'ró cantar com sentimento! " (Pereira Coelho)


sábado, setembro 24, 2011

O "Chico da Mouraria" - SAUDADE DOS SANTOS

Numa I.P. de 1906, a encimar um interessante artigo de Albino Forjaz Sampaio, que pode ler aqui, a imagem de Francisco da Conceição, o Chico da Mouraria, uma figura fadista que o fado com o mesmo nome celebra e a propósito se lembra, na notável interpretação de Saudade dos Santos. Este fado, que também se encontra gravado por Argentina Santos, foi, salvo melhor opinião, criação e pertenceu ao repertório de Arminda Vidal, uma fadista quase esquecida, mas que teve notoriedade nos anos 30/50, que fez parte do elenco privativo do Retiro da Severa (1938), ao lado de grandes nomes do fado, tais como Berta Cardoso, Alfredo Marceneiro, Mª Emília Ferreira, Júlio Proença e outros.

Doutra figura mítica também se fala nesse artigo, o Sérgio do violoncelo, que tocava na Carreirinha do Socorro e que ficou também imortalizado num fado, interpretado por Berta Cardoso, que deu brado na Revista Cartaz de Lisboa.


Plat.

terça-feira, setembro 20, 2011

INÁCIO DE MATOS - "Não perguntes onde andei"



"Não perguntes onde andei", de António José e de Inácio de Matos, que também é o intérprete deste fado, acompanhado pelas guitarras de João Alberto e de José Luis Nobre Costa, a viola de Humberto de Andrade e a viola-baixo de José Vilela.


sexta-feira, setembro 16, 2011

GLÓRIA DE LOURDES - "Lágrima caida"




Radicada no Brasil, Glória de Lourdes editou, há bem pouco tempo, o seu último trabalho "Fado na Intimidade".


Porém, é com um fado gravado há bem mais anos que aqui a recordo - "Lágrima caída", de Luiz Campos e de Chico Madureira, acompanhada pelo guitarrista Arménio de Melo e pelo violista José Maria Nóbrega.


Quisera ser uma lágrima / Para em teu olhar nascer / Deslizar em tua face / Em tua boca morrer / Duma lágrima caida / Nasceu a minha paixão / Duma saudade perdida / Morreu a minha ilusão //

As lágrimas quero ser / Se um dia te vir chorar / Para em teu rosto correr / O lume do meu penar / Horas tristes que passaram / Eu as guardo sem rancor / As migalhas que ficaram / São restos do nosso amor / E em meus olhos bailaram / Duas lágrimas de medo / As luzes se apagaram / E a noite morreu mais cedo.

quinta-feira, setembro 08, 2011

D. HEITOR GIL DE VILHENA - "Fado recordado"




É de Carlos Alberto França este nostálgico "Fado recordado" que lembro na interpretação de Heitor Gil de Vilhena, que, em 1968, abriu a que é hoje a mais antiga casa de fados do Porto, a Casa da Mariquinhas .


"Brincar no passeio / era o meu recreio / nos tempos de então / bibe de xadrez / sem nada nos pés / jogando o pião / e na vila ao lado / já sem ter telhado / havia uma adega / onde se saltava / à corda e brincava / sempre à cabra-cega


Na rua onde moro / há coisas que adoro / já desde petiz / quando ia com a Bia / a Zefa e a filha / para o chafariz / tal como o pregão / daquela garota / vendendo figuinhos / de capa-rota / na rua onde moro / de saudade choro / tempo tão feliz!..."

sábado, setembro 03, 2011

MICÁ - "O Português"

Há já algum tempo que tencionava lembrar a Mª do Carmo Silva, que usa o nome artístico Micá, mas tenho vindo a adiar o momento por causa do fado que escolhi para fazê-lo, fado que tem uma letra que pode causar agora certos constrangimentos e que alguns poderão achar até de duvidoso bom gosto. Ora, foi exactamente por causa desta curiosa letra, que não conheço interpretada por outro/a fadista, que escolhi este fado e decidi finalmente divulgar, doa a quem doer. Pode parecer que a letra é daquelas muito datadas, definitivamente pertencente ao passado, no que toca a discriminações raciais e a nacionalismos serôdios... A sério, acham mesmo?!...

Formulando a questão de outro modo; já não haverá leis que impeçam alguns de caminhar pelo "passeio", mas que abra excepções a alguns desses, diferentes doutros alguns?...

Enfim, quem dera que qualquer português continuasse a sentir esse orgulho de ser "dum país de valor, muito nobre e sonhador, conhecido em todo o mundo..."

Sem mais, "O Português", de Júlio Vieitas e Pedro Rodrigues, na interpretação de Micá.



sexta-feira, setembro 02, 2011

QUANTOS AUTORES TEM O FADO...?!




Em Dezembro de 2008, lembrei Beatriz Ferreira interpretando um fado antigo, "Três beijos", gravado por Júlio Proença e cuja autoria indicada, no fonograma, é de Joaquim Campos.



Em Janeiro de 2010, editei este verbete no Fadoteca, precisamente acerca desse fado e do "Puxavante", parecendo que, afinal, a autoria pertence a Pedro Rodrigues, que a reclama em carta dirigida a João da Mata, ouvidos ainda o próprio Joaquim Campos e o Júlio Proença.



"Se bem me lembro", ainda não há muito tempo se gerou, no "meio do Fado", semelhante conflito acerca da autoria de um fado a que, entretanto, foi dada outra autoria, igual e simplesmente apenas por causa "da forma de tocar", com a singela diferença de que, neste último caso, o mais recente autor insiste na sua razão...



De facto, a partir do momento em que o Fado se profissionalizou (e já lá vão largos anos), parece continuar a ser muito difícil ser prior de tal freguesia... "à qual muitas pessoas de valor ultimamente têm vindo e, no número das quais, sente muito em não querer ser" englobada esta vossa amiga...