sábado, outubro 21, 2017

BERTA CARDOSO





D.L.37





D.daN.(Brasil)39






D.L.51


Este é um pequeno excerto de um filme realizado pela RTP(2) em 1982, a celebrar as Bodas de Ouro da actriz-cantadeira Berta Cardoso, único registo em filme que ainda existe, creio eu, de uma das mais importantes fadistas do século passado. Quis hoje (02.11.2017) lembrá-la aqui, uma vez mais, homenageando nela todos os que, com o seu talento, trabalho e dedicação, fizeram do Fado um ex-libris nacional e o guindaram a Património Imaterial da Humanidade.
A gravação foi feita na "Viela" - "o último reduto fadista" - de que era proprietário o fadista Sérgio e onde então também cantava a fadista Eduarda Maria; como guitarrista, o António Proença e, como violista, Amadeu Ramin.
Espero que apreciem esta Desgarrada.

3 comentários:

Fernando B. disse...

Obrigado!
Donha Berta es una de mis cantadeiras "clasicas" favorita.

Fadista disse...

Viva, Fernando!
Obrigada pelo comentário.

Rui Fonseca disse...

Andando a passear por sites de fado, vim parar a este blog e a deparar-me com a referência a esta fadista enorme que ainda tive oportunidade de escutar e confraternizar na Viela, do meu saudoso amigo Sérgio, que me tratava por menino e adorava cavaquear comigo.