sábado, dezembro 10, 2005

Recordações

Dez. 1968

Lisboa, 5 - Na sede da Ordem dos Advogados foi comemorado o XX aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Lisboa, 19 - Na Assembleia Nacional foram aprovadas as alterações propostas à lei eleitoral, pela qual passam a ter voto todas as mulheres e os analfabetos que já eram eleitores anteriormente.
(Há apenas pouco menos de 40 anos, concederam a todas as mulheres o direito de voto, mas equiparando-as, mesmo as mais escolarizadas, aos analfabetos, certo ?
Assim se conclui que os nossos homens, mesmo os analfabetos, eram considerados umas luminárias, enquanto que as mulheres, meu Deus !, cambada de loiras!!!!!!!!!!!!!!!!.........
Estamos em 2005 e, embora quase diariamente ouça piadas sobre loiras, ainda nunca ouvi uma única sobre loiros...
Assim se conclui que os meninos, mesmo os mais analfabetos, continuam a ser aquelas mesmas luminárias, mas que as meninas, coitaditas, mesmo as mais ilustradas, são quase todas loiras... Por isso, desculpem qq. coisinha!...)
S.Paulo, 1 - O português Joaquim Agostinho venceu a Volta Ciclista ao Estado de S. Paulo; por equipas, ganhou a de Portugal.
(Nesses tempos é que era mesmo por amor à camisola !...)
Lisboa, 29 - Abertura do novo Teatro Laura Alves, instalado na sala do antigo Cinema Rex.
Paris, 10 - Inauguração do Théatre de la Ville, instalado no edifício do antigo Teatro Sarah Bernhardt. Para além da sala de espectáculos, este teatro tem um clube, um bar, um restaurante, uma biblioteca e ainda um museu com as recordações e objectos pessoais da grande actriz que ali reinou.
(Estas nem comento...)
Cabo Kennedy, 27 - Terminou com pleno êxito a primeira viagem interplanetária, da Terra à Lua e volta, efectuada durante 147 horas pela cápsula «Apolo-8», tripulada pelos cosmonautas americanos Frank Borman, James Lovell e William Anders.
(Desde que o Homem foi à Lua, nunca mais nada foi como era!... Andamos todos ALUADOS...)
Setúbal, 29 - O poeta setubalense António Maria Eusébio, o «Calafate», foi perpetuado, na sua terra natal, com um busto descerrado no parque do Bonfim, oferecido pelo Rotary Clube daquela cidade.
(Nascido na segunda década de mil e oitocentos, em Setúbal, calafate de profissão, poeta popular e fadista ou cantador, como então se dizia; em 1901 publica o livro "Versos do Cantador de Setúbal", com prefácio de Guerra Junqueiro. Morre em 1911.)
Nova Iorque, 21 - Faleceu o famoso escritor John Steinbeck, de 66 anos, Nobel da Literatura, autor, entre outros, dos romances «As vinhas da ira» e «O milagre de S. Francisco».
(Também já temos um Nobel da Literatura, o incomparável e controverso Saramago)
Leiria, 8 - Inaugurada uma estátua do Papa Paulo VI, para comemorar a passagem do Sumo Pontífice por esta cidade de Leiria, a caminho de Fátima, em Maio de 1967. É autor da estátua o escultor Charters de Almeida.
(Cidade de gente muito devota, esta... Pertencente à Diocese de Leiria-Fátima, uma das maiores dioceses do país, senão a maior - mais de 260.000 habitantes, com uma área de 1.700 km2, encontra-se dividida em 74 paróquias, pertencentes aos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Ourém, parte dos concelhos de Pombal, Alcanena e Alcobaça e ainda o Santuário de Fátima.)

4 comentários:

Anónimo disse...

As coisas que tu sabes de 1968... algumas ainda me lembro, outras não me chamaram a atenção... três anos de diferença fazem a diferença ;)

Anónimo disse...

Nós queremos é fado! deixe-se lá de politikixes baratas e de recordaxões sem nexo! MAIS K ANÓNIMO- MAS COM UM SIGNIFICADO MTO SÉRIO

Anónimo disse...

Este ultimo comentário não pode ser de alguém que ame o fado.
Algum parvo que por o ser ainda não por isso
Então só quer fado? E a cultura? A saudade? O amor ? A amizade? A Boémia ? E mais do que tudo a vida?
Olha para dentro de ti e podes passar todos os momentos da tua vida a cantar o fado do « DESGRAÇADINHO»
dsf/poa

Anónimo disse...

Realmente! Que falta de consideração por aqueles que amorosamente nos poem á disposição tão belas informações que nos deixam , a nós amantes do Fado, com tanta alegria. As pessoas cada vez estão mais ingratas...Sabemos todos nós, que amamos o Fado e que gostamos muito de o ouvir, mas é claro que a cultura do país que acolheu tão bem o fado, tem de ser estimulada! Deixem-se desses comentários e ganhem vergonha e brio no que fazem.
ADRIANO