sexta-feira, setembro 09, 2005

CORAÇÃO


heartofstonemelting, by Eike Erzmoneit Posted by Picasa
Pode ver mais obras deste pintor surrealista, membro da Society for Art of Imagination, em www.eikeerzmoneit.co.uk


TEXTO

O BONECO - Não, Boneca... não digas nada... Deixa estar calado o meu coração... Eu não soube ouvir o coração... e o que ele quer é tão claro!
... ... ... ... ... ... ...
A BONECA - Ouve! Tu também sentes o coração dentro de ti muito grande... que não cabe dentro do peito? Ah! eu sou tão pequena! e o coração está dentro de mim... à espera pronto p'ra sair... pronto p'ra dar-se... e a hora não chega!
... ... ... ... ... ... ...
O BONECO - Deixa estar calado o meu coração...
... ... ... ... ... ... ...
A BONECA - Tu também viste o mar?
O BONECO - O mar foi feito por nossa causa!...
... ... ... ... ... ... ...
O BONECO - O coração é maior que nós!
A BONECA - E eu sou tão pequenina! P'ra que me deram um coração tão grande?...
O BONECO - Deus fez-nos um coração p'ra não sermos tão pequenos como nós...
A BONECA - Mas é que não tenho forças p'ra ele! Ele é grande demais p'ra mim! Tu já reparaste bem como eu sou pequenina?
O BONECO - Tu és do tamanho dos que têm coração.
... ... ... ... ... ... ...
A BONECA - Às vezes, a cabeça quer ser mais do que o coração... e fica de costas viradas p'ró coração!
... ... ... ... ... ... ...
O BONECO- Só não entende o coração quem não sabe escutá-lo... Ele está sempre a contar aquela hora por que se espera... aquela hora que existe p'ralém da sabedoria... e que tem a forma simplicíssima dum coração natural!...

(Excertos da peça de teatro Antes de Começar, escrita em Paris, em 1919, por ALMADA NEGREIROS)

Sem comentários: