sexta-feira, julho 08, 2005

"Todos os fados de A a Z" - Revista Visão

O volume nº 10 da colecção inicia com o Fado Magala, fazendo-se uma referência ao fado "Cinta Vermelha", do repertório de Berta Cardoso, letra de J. Linhares Barbosa, cujo manuscrito original se exibe e acerca do qual se concede ter sido um enorme êxito. No entanto, para ilustrar o Fado Magala exibe-se, na Faixa 1 do CD, não a interpretação de "Cinta Vermelha", por Berta Cardoso, mas a de Quadras soltas, por Fernanda Maria. É escolha do autor e ele lá sabe porquê...
Na faixa 2, para ilustrar o Fado Manuel Soares, reconhecendo J.M. Osório que "É, porém, na voz de Berta Cardoso, com poema daquele a quem chamavam o "Príncipe dos Poetas", João Linhares Barbosa, que este fado faz fulgurante carreira", é dada a ouvir uma versão de "Tia Macheta" pela fadista Maria de Fátima... É também escolha do autor e ele bem sabe porquê...
J.M.Osório tem a noção que estas suas escolhas (e outras anteriores) não deverão ser muito consensuais e poderão até levantar certas questões, pelo que, ele próprio se antecipa e se desculpa, como miúdo apanhado a cometer mais uma patifaria. Ora ouçamo-lo:
"OBS: Criado por essa grande cantadeira que se chamou Berta Cardoso. Alguns perguntarão: então porque não incluiu a versão da criadora? E eu tenho de responder, mais uma vez, que esta selecção não gira à roda de nomes de artistas, mas sim à roda de nomes de fados. ..."
E eu diria que tem dias, como a corrente!...
E, terminando, não quero deixar de, mais uma vez, chamar a atenção para o facto de todos os dados biográficos da fadista Mariana Silva se encontrarem errados (ver meu post de 17.06.2005) o que deverá ser entendido como uma falta de consideração por todos aqueles que compram a obra, não só para ouvirem fado, mas também para se informarem, nos quais me incluo.
Ninguém tem obrigação de saber tudo; é mesmo uma impossibilidade. Mas todos têm obrigação de informar com isenção e rigor.
Digo eu...

3 comentários:

Anónimo disse...

Há coisas que eu não entendo. A Tia Macheta foi uma criação da Berta Cardoso, tal como o Povo que lavas no rio o foi de Amália.Se a Visão fizesse uma colectanea, sei lá de fados com poemas de Pedro Homem de Mello, e pusessem no disco a versão duma Mariza ou duma Dulce Pontes, eu passava-me...O lógico seria incluir a versão original, a de Amália, claro está!
O memso se passa com a Berta C. o fado Tia Macheta foi uma criação original dela, portanto deveria figurar a Berta e não essa outra que nem conheço!
Continuo a perguntar-Que é feito da ética neste País?
Raios ma oartam! Em tudo há aldrabice, até numa compilação discografica de Fado!!!

Abraço
Valeria Mendez

Anónimo disse...

Ora,...claro. Todos os amantes do fado sabem, se calhar o sr. Manuel Osório n, que quem eternizou o fado Tia Macheta foi a grande Berta Cardoso. Tal como quem eternizou o fado Velha Tendinha foi Herminia Silva e hoje em dia as imitações de fadistas gostam de cantar. Assim, era a mesma coisa por a Esmeralda Amoedo a cantar o fado Fadista Louco ( que por acaso o canta maravilhosamente até melhor do que António Mourão)quando quem o eternizou foi António Mourão.
Assim como disse o/a produtor/a dest lindo blog, ensinar ou tentar ensinar é uma coisa mto importante por isso sr. Osório, n tenho nada contra si mas já k estudou tanto, se calhar deve continuar a estudar pok é uma coisa mto bonita. mas claro que o sr sabe + de fado do que eu mas n tenha problemas em por Berta Cardoso a cantar o k ela eternizou. Agr digo uma coisa Berta Cardoso mal ou bem tem uma gravação nesta colectanea. n sei até que ponto o sr. Osório deixa d por Berta Cardoso a cantar por este motivo. Mas s assim foce n teria posto Fernando Mauricio a cantar vários fados,... bem n há desculpas agr é assumir os erros e tentar p'ra proxima fazer melhor

Anónimo disse...

meus senhores, n defendo nem recrimino o sr. josé manuel osorio, mas o facto e k o trabalho por ele realizado está fantástico. no entanto, num mundo tao vasto ou tao complexo como e o do fado, n podemos deixar paxar em vao o facto d que muitas vezes é impossivel encontrar o próprio fado, mesmo fazendo referencia ao mesmo. inclusive, foi o proprio autor deste blog k afirmou k os discos de Berta Cardoso estavam esgotados. pelo facto d s fazer referencia, n s implica a sua colocação no disco. neste caso, possivelmente tera sido uma colocaçaõ pra "ocupar espaxo". entendem? o trabalho do sr. osorio é o 1.º em portugal (e no mundo, como e obvio) a dar origem a um dicionario de fado tao bem trabalhado como e este. kuanto ao facto das palavras "desconhecido" que encontra em "naturalidade", por exemplo, muitas vezes é impossivel ao autor saber cm prexisao os dados pessoais, o k e preferivel a cometer erros imperdoaveis. a partir do momento em k s afirma k tal dado e desconecido, entende-s k o autor n conseguiu recolher informação suficiente para afirmar tal informaxao. s bem k existem também alguns lapsos e k por ixo, n defendo o sr. osorio. exes lapsos sao mts vezes escandalosos: veja-s o exemplo - no volume 6, ond berta canta a "cruz d guerra", julio peres canta os fados "o faroleiro" e "velho tinteiro" o k e falso. na edixao, deveria apelas constar "o velho faroleiro". como exte ha outros. expero k entenda a minha posixao... muitos parabens pelo blog