sábado, julho 23, 2005

"Todos os Fados de A a Z" - Revista Visão

O Sr. Osório e a Visão brindaram-nos com mais um volume - o 12º - desta colecção anunciada, entre outras coisas, como "o primeiro dicionário de fados", "um trabalho de investigação verdadeiramente único", trabalho esse de pesquisa e investigação levada a cabo pelo autor José Manuel Osório, durante 20 anos...
Permito-me pensar que terão sido uns escassos 20 anos, uma vez que, embora não sendo os intérpretes o principal objecto desta colectânea, logo, da investigação do autor, como o próprio tem vindo a esclarecer, não terá havido tempo para investigar devidamente os dados biográficos dos intérpretes apresentados. Tenho vindo a apontar algumas dessas incorrecções detectadas, do pouco que sei de fado. Mas, desta vez, o Sr. Osório conseguiu surpreender-me - mandou às urtigas os cânones académicos e, como durante os 20 anos de pesquisa e investigação não encontrou informações sobre a fadista Eduarda Maria, nem a terá nunca encontrado no meio do fado (?), a que ambos pertenciam/e, aviou a receita sem complexos e premeia os seus leitores com a melhor, digo, a mais esclarecedora das informações:
Dados Biográficos- Nome completo: Maria Eduarda Leite dos Santos
NATURALIDADE: DESCONHECIDA
LOCAL DE ESTREIA: DESCONHECIDO
Ora esta!
Alguém fará o favor de me indicar no mapa estes locais ?
É que, debalde, já procurei.....
Obrigada, Sr. Osório, por assim contribuir para a minha cultura geral!