domingo, julho 03, 2005

"Todos os fados de A a Z" - Revista Visão


Caricatura de Berta Cardoso Posted by Picasa

No nº 9 da obra em epígrafe, ilustra a pg. 16 um "negativo" da caricatura que aqui se exibe e que é cópia do original; o "negativo" não é, pois, reprodução da caricatura primitiva o que, em legenda, deveria constar ; entendeu, contudo, o responsável pela obra - J.M.Osório- deixar-nos nessa ignorância e também não indicar o autor do desenho. Como investigador que se preza, legendou: "Caricatura de Berta Cardoso por autor desconhecido." Agradeço a informação!......
A pgs. 28/29 trata-se do Fado Loucura, do compositor Júlio de Sousa (1906-1966), figura maior das artes, mas a quem também se não tem dado a visibilidade merecida. Nomeiam-se vários intérpretes, mas nem uma referência a Berta Cardoso... Será por ignorância? Não me parece... Aqui se complementa a informação (depois hei-de fazer contas consigo, ó Sr. Osório) .
Na 1ª página da revista Guitarra de Portugal de 30.OUT.1930, pode ler-se:
"No meio fadista,... Berta Cardoso chegou, cantou e venceu.
.............
Não a lançaram com adjectivações retumbantes de cartaz; ela mesma se lançou, mercê do seu próprio mérito.
.............
Mas onde atinge o máximo, onde vinca mais brilhantemente a melhor faceta da sua personalidade - é no «Fado da Loucura», com o qual sabe conquistar e dominar quantos a escutam, tal o sentimento inédito que lhe imprime, tal a originalidade que empresta a uma canção que o uso - e principalmente o abuso, tornaram quási banal.
Berta Cardoso fez do «Fado da Loucura» uma verdadeira loucura..."
As editoras discográficas para as quais Berta Cardoso gravou, parece não terem acautelado cópias das gravações, mas isso é outra história que, a seu tempo, será também contada...
Mas por seriedade intelectual e rigor histórico, seria bom que estes livros, que pretendem ser de referência, respeitassem, mais do que qualquer outro interesse, a verdade, não é ?

2 comentários:

Anónimo disse...

O JM Osório é o pai do jornalista Luis Osorio, que até há pouco foi director dum jornal, não me lembro agora qual...e se demitiu.Não sei se ele é ou foi jornalista, mas devefria realmente ter um pouco mais de cuidado com o que escreve, pois as pessoas ao lhe lerem, tomam por certo o que escreve, tendo ele a 'chancela' da VISÃO, revista que tem na opinião publica uma garantia de sériedade.No que toca a mim, com estas inexactidões, e sobretudo pelos erros crassos, caíu mais um mito que eu tinha; a verticalidade da VISÃO.
Este país está a tornar-se a cada dia, numa imensa anedota...

Valeria Mendez

Anónimo disse...

Nesta tarde de domingo detive-me no seu arquivo, e não posso deixar de dizer que a FIFI é uma joia de gatinha.
Eu tenho trÊs gatas e dois gatos, todos encontrados abandonados, cheios de pulgas, esfomeados.Hoje são 5 lindos gatinhos de que gosto muito.Quando me ausento de casa por 2 ou 3 dias, a minha emrpegada e a minha mãe dizem-me que eles sempre que ouvem um carro entrar na garagem, põem-se de ouvido à escuta.Quando chego fazem-me festas e querem todos vir para o meu colo. São uns amores.
Infelizmente nesta terra, esta gentinha ainda não percebeu que os animais sofrem, pensam, tal como nós...Já dizia Ghandi " O estadio evolutivo de um Povo, traduz-se pela forma como tratam os seus animais".

Valéria Mendez