quinta-feira, julho 21, 2005

Loucura no Jansen !


"Fado da Loucura" Posted by Picasa

Mais um recorte de imprensa de outros tempos para avivar algumas memórias ...
E, sempre, para recordar o Fado, que faz parte da história de Lisboa, ou, se quiserem, recordar Lisboa, que faz parte da história do Fado...
Com letra e música do genial Júlio de Sousa, que lá por não ser lembrado como devia, também faz parte da história de Lisboa e da do Fado

É loucura querer-te bem
sou irmã da desventura
tinhas razão minha mãe
É loucura adorar-te
estar sedenta de ternura
sem mesmo poder beijar-te

Chorai, chorai
guitarras da minha terra
o vosso pranto encerra
minha vida amargurada
E se é loucura
amar-te desta maneira
quer eu queira, quer não queira
não posso amar-te calada

Hei-de ser sempre tua
hei-de subir e descer
os degraus da tua rua
Adorado, serei louca
mas a loucura é bem pouca
para o que tenho passado

Chorai, chorai
...

3 comentários:

sónia disse...

Mais uma surpresa: suponho que esta seja a letra original do Fado Loucura que tantos têm "interpretado". Obrigada por mais este ensinamento fadista ;)

Anónimo disse...

É pena que Berta Cardoso nunca tenha gravado (ou pelo menos que se lhe conheça gravação)este fado e de que outros se tenham "apropriado quase se fossem os seus criadores.
Bem hajas pela tua reposição dos factos.
E já agora, gosto muito mais do fundo do site Berta Cardoso.Continua melhorando a Berta merece.
Minzinha

Anónimo disse...

Interessante documento, pela forma como são descritas os artistas mencionados...Curioso verificar que esta letra original não
e cantada actualmente...a ultima gravação deste tema que conheço é a da fadista de plástico Mariza, que não só o desvalorizou com os inuendos eróticos(o puxar pela saia e mostrar o cinto de ligas!-isto foi feito num concerto da artista!)como que a tentar (ridiculamente)situar esse trecho no tal fado underground, que na realidade não era ssim vivido.Estas artistas eram extremanerte consideradas na época, a ver pela forma como o jornalista as apresenta("...a distinta Herminia Silva...").
No fundo o que é de lamentar é que artistas como Berta Cardoso,e muitas outras , não tivessem vivido numa época em que existissem DVDs, CDs, internet, telediscos, etc. Deitariam abaixo as Marizas todas num ápice!
Resta-nos ainda a consolação de algumas gravações(infelizmente de má qualidade técnica) que nos dão uma ideia do seu talento.

Valeria mendez