segunda-feira, junho 21, 2010

FADO no Câmara Clara - RTP2

Ontem, na RTP2, o Fado, particularmente a sua Candidatura a Património Imaterial da Humanidade, foi tema do programa Câmara Clara.

Logo a abrir, apresenta-se, do documentário Fado Celeste, um (mau) momento do depoimento de Celeste Rodrigues em que a própria divaga sobre a interpretação do "Saudade vai-te embora", não se alcançando bem o que pretende dizer para além de que a sua interpretação era tão excelente que até chegava a cantar esse fado 9 vezes por noite, a pedido do público, na que foi a sua casa de fados, a Viela; não quereria dizer, por certo, que o autor entendesse e lhe tivesse dado indicações para interpretar esta brilhante composição, que nem escreveu para o repertório da Celeste, como quem está "toda contentinha"?!... vale a pena relembrar e "re-ouver" aqui a magoada interpretação do próprio autor, Júlio de Sousa, que afinal também sabia cantar e que, tanto quanto sei, nem frequentava casas de fado, tendo tido a sua própria, no Bairro Alto... sendo que, habitualmente, era aí que o/as fadistas iam buscar as composições e ele as exemplificava ao piano... Ó Celeste, recordar desse modo Júlio de Sousa?!... "Não havia necessidade"! Enfim!...

Entrando propriamente no programa, ouvimos as razões e as lições de Sara Pereira e de José Pracana e ficámos com aquela estranha sensação de ouvir agora, como novas, coisas que têm vindo a ser ditas por várias pessoas que apenas não têm tido a devida visibilidade... um pouco como a questão das autorias, há quem tenha as ideias e depois quem as apresente como suas... pouco importa!

Por certo, para alguns de nós, o Fado será sempre o mais importante.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ganda filme! O Pracana muito bem quando lembrou o Conde Sobral e essa magnífica quadra digna dum brilhante repentista "Quando o fado é very nice / Mesmo sendo mal cantado / a gente levanta-se e vai-se / ouvi-lo p'ra outro lado" :-) kera o k devíamos fazer ao ouvir certas entrevistas, mas há sp os masoquistas, gente k gosta de sofrere e... também achei do melhor a nomeação da Lucília do Carmo para exemplo de "uma grande fadista que faltava permanentemente ao ritmo" ???!!!... e a explicação do que é um "roubado", oiçam bem!... Ainda a nomeação de João Braga como Mestre da dicção... bolas! Imperdível, esta entrevista, onde se percebe que, afinal, todos gostavam de Fado, mesmo quando o perseguiram como arte menor e reles... Curiosa a estranheza que Clara demonstra relativamente ao facto de ocupar a jovem Sara Pereira o lugar que ocupa... bom saber da atribuição de bolsas de estudo e tudo... digitalizado e acessível on line... Isso! Essa é ké mesmo uma óptima notícia para todos os que querem saber mais sobre fado e não têm disponibilidade para andar pelas biblio e hemerotecas e nem pelos centros de documentação... Devia ser p'ra ontem, aideuseué!

Anónimo disse...

Ai Deus adonde andas? Mas ka ganda confusão!
Fui.
Poeta não trovadoresco.