segunda-feira, maio 30, 2005

Sócrates, O Filósofo


Sócrates Posted by Hello
O Filósofo, perante a ameaça da pena de morte:
"Com efeito, juízes, -que é temer a morte senão pressupor em nós um saber que de facto se não possui? Não é imaginar que se sabe o que se ignora? Porque, no fim de contas, ninguém sabe o que é a morte, nem ninguém sabe se ela não será para o homem o maior dos bens. E, contudo, todos ou quase todos a receiam como se soubessem que ela é o maior dos males.
Porventura, esta ignorância, que consiste em crer que se sabe o que de facto não se sabe, não será deveras repreensível?
Pois bem, juízes, é seguramente nisto que mais me distingo da maioria das pessoas; e se, por alguma razão me julgassem superior a qualquer um quanto ao saber, só por esta razão o poderia admitir: a de que, desconhecendo o que haverá depois da Morte, não me iludo em supor que sei o que na realidade ignoro. O que sei é isto somente: que é vergonhoso fazer mal e desobedecer a quem quer que seja melhor que nós, seja deus ou homem. Por isso, nunca serei aquiescente para com um mal que como tal reconheça, com o fim de evitar uma coisa que não sei se é boa ou má."
(in Apologia de Sócrates, de Platão)

2 comentários:

Anónimo disse...

não podemos escrever com acentos(Sócrates) o programa hello é xenófobo!
então o Socrates é vermelho?
Mas é bonito! Aquele rendilhado faz lembrar uma cortina mourisca...
Mudemos de assunto! Estou lixada!
Já não me consigo aposentar aos 60 vou ter q. trabalhar mais um ano e meio.F***** e mais não digo mas subscrevo Albino Forjaz de Sampaio.
Julia

janus disse...

vou escolher a frase que mais gostei, dita pelo Sr. Sócrates mas não o nosso, que pena... "é vergonhoso fazer mal e desobedecer ou subir os impostos e congelar ordenados a quem quer que seja melhor do que nós seja deus ou homem"