domingo, junho 27, 2010

Ronda do Fado - Alfama


TAVERNA D'EL REY - Largo do Chafariz de Dentro, 14 - 15


S. MIGUEL D'ALFAMA - R. de S. Miguel, 9


PARREIRINHA DE ALFAMA - Beco do Espírito Santo, 1



O PEREIRA D'ALFAMA - R. Guilherme Braga, 22


MARÍTIMA DAS COLUNAS - Largo Chafariz de Dentro, 17



MARIA DA FONTE - R. de S. Pedro, 5



FADO MAIOR - Largo do Peneireiro, 7



ESQUINA DE ALFAMA - R. de S. Pedro, 4

DRAGÃO DE ALFAMA - R. Guilherme Braga, 8

CORAÇÃO DE ALFAMA - Tv. Terreiro do Trigo, 8

Com letra do Conde de Sobral, música de Casimiro Ramos, ALFAMA, nas inolvidáveis vozes de Natália dos Anjos e de Fernando Maurício.

7 comentários:

jaume disse...

óptimo roteiro! vou usá-lo quando alguém me perguntar se conheço alguma casa de fados em Lisboa.
Bejos desde Barcelona
jaume

MLeiria disse...

Já regressou?! Que tal a estada na cidade do Fado?
Bj
O.

Raul Nobre disse...

Esperando ter a permissão da nossa amiga MLeiria, vou atrever-me a complementar o Roteiro Fadista de Alfama.
Assim, descendo a Rua de São João da Praça, começamos por encontrar à direita o Marquês da Sé (Alexandra, Ricardo Ribeiro, Francisco Sobral). A seguir, em frente ao Lusitano, temos o Clube do Fado (Mário Pacheco, Joana Amendoeira, Miguel Capucho). Na Travessa dos Condes de Linhares situa-se o Bacalhau de Molho (Jorge Fernando, Fábia, Cidália, Raquel Tavares). Antes do terramoto, era aqui a Travessa do Mestre, onde nasceu o nosso Mestre de Avis, filho bastardo de D. Pedro. Quase em frente à Igreja de São João está a Lanterna Verde. Depois de passar a igreja, fica à nossa esquerda o Pátio de Alfama (Maria Mendes, Cidália, Tânia Oleiros), e podemos aí observar um dos lanços mais bem conservados da cerca moura de Lisboa. Na Rua de São Miguel não podemos esquecer a Baiuca (fado vadio), que mantém a traça da antiga taberna que ali existiu. Continuando pela Rua de São Pedro temos o Coração de Alfama e em frente está a tasca do Tininho, onde se come o melhor “prego no pão” de toda a Lisboa. Meia dúzia de metros adiante fica, do lado esquerdo, a tasca da D. Rosa, onde todas os dias, por volta das sete e meia, encontramos a jantar o Artur Batalha, o Jorge Fernando, a Fábia, a Raquel, a Ana Lúcia e por vezes também a Filipa Cardoso e a Catarina. Logo a seguir está a Maria de Fonte. Ainda na mesma rua e um pouco à frente fica a Esquina de Alfama (Lino, Ivone, Ricardo Mesquita). Subindo agora a Rua dos Remédios, aparece-nos primeiro a já conhecida Tasca do Chico e no Beco do Melo temos as Guitarras de Lisboa. Mais acima, na capela do Palácio da D. Rosa, temos a Mesa de Frades (Pedro Castro, Ricardo Ribeiro, Rão Kiao, Ana Sofia Varela, Carminho, Pedro Moutinho). Neste momento está em obras “funcionando” por esse motivo no restaurante do Museu do Fado. Na mesma rua temos ainda o Senhor Fado (Marina e Duarte) onde ás quartas-feiras se reúne a tertúlia fadista. Um pouco mais à frente fica a Bela, aberta até às 4 da manhã, com fado ao domingo (Hélder Moutinho, Lena Martins, Vânia, Mafalda e Marco Oliveira com o Ricardo Parreira). Se já passar das 4 horas, podemos ir comer alguma coisa ali em frente, à simpática Gabi. Batemos no vidro da porta, ela entreabre a cortina e deixa-nos entrar. O ambiente é muito agradável, embora um tanto surrealista e só vamos encontrar malta do fado. Subindo ás Escolas Gerais, temos ainda a Viela de Alfama (Fernanda Machado, Alice Pires, Ana Maria).
E já agora, se for fim-de-semana, terminamos a noite fora de Alfama e vamos comer uma sopinha de feijão no Nelo da Rua das Pretas, de onde sairemos ao clarear do dia, com a roupa empestada pelo fumo do tabaco, mas onde por certo ouviremos grandes vozes do fado. Uma destas “noites”, estando o ambiente um tanto conturbado, dizia-me assim o Nelo:
- Eu estou desconfiado de que deve haver por aí um psiquiatra que manda estes gajos todos para aqui. Quando não sabe o que lhes há-de fazer, ele deve escrever na receita “vai para o Nelo na Rua das Pretas”.
Peço desculpa se abusei do espaço, mas procurei resumir o mais possível.

MLeiria disse...

Nada que pedir desculpa! Mtº bom, este acréscimo. Algumas destas casas de fado, que indica, iriam fazer parte de outro verbete, com algumas fotografias que me enviaram e outras, enteadas do meu talento!... Este seu roteiro deu-me mtº jeito para preparar a viagem de reconhecimento e imagem.
Obrigada pela ajuda, Raul.

DM disse...

muito muito bem feito. como faltei de ler este site há mutio tempo não sei. sobre o roteiro, se quiser, dá uma vista de olhos ao meu site para ver o que aconteceu atrás das portas de vários sítios notados lá: noitesperdidas.net

dm

MLeiria disse...

Obrigada pela apreciação, David. Já tinha passado pelos seus mtº interessantes blogues sobre fado e perguntei-me, então, como teria nascido, num prof de informática nos EUA, este gosto pelo Fado ?!...mas creio que o apelido Mendonça dará meia resposta...
Saudações fadistas!
OP
P.S - Já visitou a Fadoteca? Creio que lhe agradará; tem link na página do Fadocravo

DM disse...

Cara OP:

Peço desculpas pela resposta atrasada, e agradeço as boas dicas suas. Como já adivinhou, cheguei ao fado cortesia do meu avó paterno--Açoriano e grande apreciador desta música.

Cortesia da sua recomendação, visitei o site Fadoteca e achei-o muito bom. Vou continuar ler o seu, e espero que nos tivermos a oportunidade de corresponder no futuro.

Cumprimentos, DM