terça-feira, janeiro 19, 2010

A Arte do Fado

Digam cá se esta letra do Linhares, datada de 1945, não continua absolutamente actual?!...

E, que de Fado percebia o Poeta, e que, mais do que qualquer um, por Ele se bateu, disso ninguém tenha dúvidas... Anda é um bocado esquecido, não?!...



Radamanto dixit!
(G.P. 1945)

5 comentários:

Anónimo disse...

Interessantes estes recortes que pacientemente pesquisou; mas relativamente ao texto do Radamanto era quando havia imprensa fadista e a opinião fazia-se. Hoje perde-se em blogs e sites cada qual a tentar pôr-se em bicos de pés sem a necessária reflexão ou prática pensada da "cousa fadista". Quando à letra do Linhares será actual e o poeta tem magníficos poemas, lembro "Filosofias" que quer na sua feitura quer no conceito pede meças a qualquer autor contemporâneo com complexos de esquerda, mas voltando à letra do Linhares ele próprio contribuiu para que o fado tal como a cidade de Lisboa e a sociedade evoluissem no tempo. Ninguém pode ficar estático no tempo. Esta letra do Linhares liga-se a outra que a Hermínia cantava "o fado saiu das tabernas, lavou-se, estragou-se" que nem sei será dele também, mas adiante, nós queremos hoje um fado autêntico e fiel às raízes populares mas que o entendamos e não o tenhamos como relíquia ou até que nem se lave....
NL

MLeiria disse...

A paciência não é das artes que eu melhor domine... quem dera! mas, sim, o interesse e o fascínio pelo passado ajudam-me nessa conquista... "A lição do futuro existe na contemplação do passado".
Imprensa fadista - bem falta faz e sei de alguém, oficial desse ofício, mtº capaz para encabeçar um projecto desses... não preciso dizer-lhe em quem penso, pois não meu amigo?...
O.

Anónimo disse...

Caros amigos e em especial Maria Leiria a imprensa fadista seria interesasnte mas tal como a imprensa em geral tem os dias contados. Estamos na era da digitalização. O jornal online onde escrevo tem-se esforçado por fazer debate e dar notícia de fado. Este será o caminho, jornais online, blogs, sites, mas com responsabilidade e compromisso deontológico e não meras capelinhas de mal-dizer. Mais uma vez parabéns à Maria Leiria pelo blog, e senão tivesse a responsabilidade de escrever até lhe dizia publicamente que há fadistas que não merecem estar neste seu blog.
Inez Benamor/Hardmusica

Fadista disse...

Muito obrigada, Inez, pelo seu comentário. Aproveito para retribuir os Parabéns pelo Jornal onde escreve e que tenho acompanhado, o HARDMUSICA, este último nº com uma boa entrevista ao Gonçalo Salgueiro, que eu tanto aprecio.
Acerca do futuro da imprensa, é claro que concordo que o mesmo passará (já passa) por todos os possíveis figurinos online, mas creio que, tal como o livro, nunca deixará de existir em suporte papel nem um substituirá o outro... Digo eu!..., mas, pelo sim, pelo não, iniciei logo o meu blog em 2005, ainda então havia pouquíssimos sites e blogues sobre Fado e rara a informação online, ao contrário do que se passa presentemente. Sou, portanto, uma pioneira e sobrevivente, o que nada tem de glorioso, pelo contrário... como sempre se passa em todas as matérias, o pioneiro abre e faz o caminho para quem vem depois apanhar os loiros...:-)

Anónimo disse...

Imprensa fadista será interessante. Nestas lides de quem escreve há os que se põem em bicos de pé como a Alexandra Carita, os que sabem escrever e com apreço como o Nuno Pacheco, os apaixonados por este/a ou aquele/a fadista como o Nuno Galopim, os curiosos como Miguel Cadete, os que falam muito e dizem pouco como o Edgar Canelas, mais uns e outros, quase todos longe da crítica excelente do Rui Vieira Nery, mas há uma justiça a fazer: ao intrépido Nuno Lopes da Lusa - Agência Portuguesa de Notícias, que tem noticiado e divulgado de forma a que ninguém fique de fora e colocou o fado ao lado de outras artes e áreas de cultura com um tratamento igual e digno!
aideuseue@yahoo.com