quarta-feira, dezembro 16, 2009

«Grande Noite do Fado»

um texto sem pontuação

Isto de andar em "arrumações" de papelada tem como tudo na vida os seus prós e os seus contras encontram-se pedaços de vida tão importantes que foram guardados mas tão pouco importantes que foram depois abandonados e esquecidos por aí Encontrei mesmo há bocadinho este recorte de jornal e a primeira questão que me coloquei foi a de se terá havido neste ano da graça de 2009 uma Grande Noite de Fados Ando tão distraída Pareceu-me ouvir dizer creio que a um vereador ou assim gente poderosa aquando da festa de homenagem ao Casanova que iriam organizar esse espectáculo mas de facto não dei por isso mas isso é coisa que agora não interessa nada o que importa é este sensacional programa que o Diário Popular em boa hora registou e que deve ter sido qualquer coisa Só para ouvir os grandes artistas colaborantes já valeria a pena olhem lá Muito embora sem a Amália que creio a poucos destes espectáculos terá comparecido ou a nenhum não sei Estas manifestações populares eram ao tempo ainda genuínas duravam o tempo que tinham que durar levava-se farnel nunca fosse a fraqueza tomar conta dum indivíduo e diminuir-lhe o poder do aplauso ou da vaia que então bem se praticava e podia passar à chapada ou à chapelada ou assim mas pronto Esta GNF no Coliseu deve ter sido de estalo que é como quem diz do melhor Não sei se repararam bem nos nomes anunciados que sublinhei na notícia e aqui destaco novamente ADELINA RAMOS da Tipóia LUCÍLIA DO CARMO do Faia BERTA CARDOSO da Parreirinha FERNANDO FARINHA XAVIER PINTO MONIZ TRINDADE MARIA MARQUES da Severa e MARIANA SILVA do Mesquita De todos estes apenas a Mariana Silva continua entre nós e muito estranho que ainda se lhe não tenha feito uma festinha de Homenagem à semelhança do que se tem vindo e muito bem a fazer com outros fadistas menos antigos e por sinal ainda não jubilados mas enfim estas admirações são até algum do sal da vida e motivo para irmos escrevendo e andando e nem vinha ao caso foi mesmo de raspão O que eu queria era saber quem teria ganho a "Guitarra de Prata" deve haver por aí quem saiba e mo pudesse dizer mesmo sob a sempre confortável capa de Anónimo que toda a gente acaba por saber quem é mas enfim ficava mesmo agradecida E pronto como agora muito se diz De seguida e para não perder a embalagem vou ouvir um pouco da Rádio 92.0 que já foi do Fado mas é agora da Amália o que parecendo que não faz toda a diferença mas eles lá sabem quem sou eu para opinar mas o que me parece é que a todos os níveis é redutora esta nova designação de uma rádio temática que penso quisesse ser do Fado mas que afinal é da Amália Então porque não também uma Rádio Severa uma Rádio Marceneiro ou uma Rádio Berta ou Hermínia hem não alcanço mas não é grave é mesmo tão comum que já estou habituada Vou pensar estabelecer-me na concorrência então e garanto que não só apresentarei os fadistas de modo a que quem os apanhou a meio a cantar poder mesmo assim saber o nome deles como juro direi sempre o nome dos autores das músicas e das letras Isso é que é imperdoável meus queridos da 92.0 nem um umzinho que fosse de vez em quando vá lá Se não souberem as autorias consultem aqui o Tasco que já por cá têm andado e muito bem e podiam continuar sem revelar a Fonte que eu não me ralo Mas prometam que p'ró ano tudo vai ser diferente e vão mesmo preocupar-se em apresentar também os autores Ora essa também são gente não E digo mais minha querida radialista Isso é que seria uma bela "Troca por Troca" para além de absolutamente FANTABULOSO diria até ESPANTÁSTICO olé

Sem comentários: