Com esta evocação, da autoria de Fernando Farinha e por si interpretada no Fado Corrido, acompanhado pelo conjunto de guitarras de Raul Nery, se suspende temporariamente este blog, para melhoramentos, dando-se seguimento regular de novos verbetes no blog http://fadistascomoeusou.blogspot.com/
Contudo, para quem acompanhe este trabalho com interesse, fica o aviso de que grande parte dos verbetes vão ser actualizados, pelo que não será em vão consultar, de vez em quando, este blog ...
Vamos, pois, continuar a lembrar e a homenagear o Fado e todos os Fadistas - letristas, compositores, cantadores e cantadeiras, instrumentistas... enfim, todos os
"Fadistas como eu sou"!
VÍDEO DE HOMENAGEM
15 comentários:
Gostei!
Ainda bem que deixaste uma porta aberta para este blog e que não é um RIP definitivo. Amor como o primeiro não há, por muito luto que se faça!
Bjs.
Até já
Eu
Tens razão! tb. não conseguia despedir-me dele definitivamente...
Bj
OP
Então vamo0s a ficar a espera dessas melhoras e consultaremos o blogue a miudo.
Beijinho.
jaume
Manuel
De facto, muitas vezes penso que ninguém lê o que escrevo, mas a verdade é que não me importo mtº com isso; exactamente porque este trabalho é feito com paixão, sem intuitos comerciais ou outros..., mas claro que gosto de comunicar com quem goste do que eu gosto e aprecie, de certo modo, estes verbetes... como é o caso do meu caro amigo!
Bjinho
OP
Jaume
É sempre agradável receber visitas dos nossos amigos, especialmente daqueles com quem partilhamos gostos comuns... Nem sempre haverá novidades, mas já vai havendo algumas, não sei se reparou...
Bjinho
OP
http://fadoacademico.blogspot.com/
Blog com Fado online grátis
Olá Amiga. Nem pense deixar de escrever, depois quem é que eu tinha, para fazer arreliar com os meus ditos? e quem é que eu ia passar a ter, quem me lembrasse de coisas que eu já tinha esquecido e que ficou feliz por ter quem mas recorde? e o Fado? esse não perdoava! Por isso toca a continuar, porque força sei que a tem e muita. Um beijinho de um amigo e admirador sincero. Américo
Bom dia!
Amigos,
Acabo de encontrar um site, que ao que tudo indica é uma novidade, aonde podemos ter acesso a fotos e músicas de diferentes artistas.
Lembrei-me de dar esta sugestão por causa de uma das faixas musicais que o site disponibilizou aonde podemos encontrar o nosso Saudoso Fernando Farinha a cantar ainda criança.
Acho que vale a pena dar uma conferida!
www.eradogramophone.com
Abraços,
SempreFado
SempreFado
Obrigadão pela dica!
Valeu mesmo a pena dar uma conferida! Amei! Aquilo já é um site vestido de "alta costura", como eu gostava de saber fazer... e o som, então! Tudo artigo de primeiríssima classe. Que inveja!... Excelente.
Abraço
OP
Amigo MLeiria,
Acredito que devemos sempre dividir com os outros nossos conhecimentos e achados. Da mesma maneira deve pensar o Sr. Vieira, colecionador mencionado no site (www.eradogramophone.com), que forneceu um belíssimo material para a construção do mesmo.
Grande abraço,
SempreFado
Amigo SempreFado
Completamente de acordo consigo! também acho que devemos sempre dividir com os outros os nossos conhecimentos e achados. É o que tenho feito, valha-me Deus!...
Nessa questão da partilha,ninguém me dá lições!... (detesto dizer isto, mas é mtº in, não?!)
Mas o que se verifica é que há poucos que pratiquem a doutrina que pregam e que, como o Sr. Vieira e eu, partilhem o que têm... e que há muitos passarões e algumas passaronas tb., oportunistas e aproveitadores que se apropriam da coisa alheia e nem do dono o nome invocam!...
Ah, pois é, meu caro SempreFado!...
Os meus cumprimentos ao Sr. Vieira, dono desses maravilhosos documentos e também a quem os soube fazer brilhar (o que não é menos importante...)não esquecendo de mencionar a propriedade que, a bem dizer, é tão maltratada como a autoria- que fadistas conhece que digam, antes de passar à cantoria, o nome dos autores?... E, contudo, sem eles não haveria Fado!...
Grande abraço fadista da
MLeiria
Ao tempo que não ouvia o Farinha! Gosto muito.Pelo talento de autor, pela dicção perfeita do Português, dicção essa que não foi conseguida à força da amplitude vocal,como acontece com Carlos do Carmo, que com a preocupação com a dicção,perde na extensibilidade da voz,onde os melismas são quase inexistentes
Eu creio que a dicção é mesmo importante, até porque o fado vive muito da letra; perdê-la, é perder o sentido total... por isso, se há que sacrificar alguma coisa, eu prefiro sempre que não seja a letra... essa "escola" do Farinha já vinha de longe e o Carlos do Carmo tb. a frequentou, sendo um mestre nessa matéria- não se perde uma palavra do que ele diz; para mim, a questão é outra - ser um óptimo cançonetista não significa ser, sequer, um bom fadista! Ser Fadista é outra coisa!
A pessoa que me trouxe ao fado disse-me, um dia, que o Carlos do Carmo era o "cantor pimba do fado", coisa que me deixou a rir com prazer! Cantor pimba do fado! E depois começou a cantarolar-me uns fados dele que, para mim (mas isto não passa de puro gosto pessoal) são musiquinhas, lenga-lenga sem interesse que fui ouvindo ao longo da minha existência. E porquê? Onde está a expressão? Onde ficou ela, perdida no meio da fatuidade, da pose forçada, do ar pseudo-romântico afectado? E boa dicção valeu isso tudo?
Desculpem, mas acham que a Hermínia Silva tinha uma dicção exemplar? Os seus fados eram uma tremenda doçura, cantados com alguns pontapés, a bem dizer, muitos a denunciarem aqueles vocábulos ditos à maneira castiça, entaramelados com os seguintes, "cinc'ostõezinhos", pois, ou na "jinela da Glória". Pura doçura, pura Graça! Dificilmente haverá alguém que mais adore essa mulher do que eu, e já sei que a Valéria é também uma grande apreciadora. O Carlos do Carmo, por outro lado, é só o engraçado, cujas palavrinhas saem com toda a candura, mas com muita candidíase espiritual.
Claro que existem fadistas como o Farinha e/ou a Maria Teresa de Noronha que marcaram essa boa arte da dicção, a par de excelentes vozes plenas de projecção e textura. Ao Farinha, com o seu tom quase operático, à Mª T. Noronha, operática, mas também dramática, não lhes falharam palavras, pois não era a Graça da Hermínia Silva que os distinguia, nem a cagança do Carlos do Carmo. De todos estes que nomeei, fadistas, só mesmo três.
A arte da boa dicção não é tudo o que concerne ao Fado, por vezes podendo ser extrapolada, aqui e ali, com mais Graça do que técnica. Porque ser Fadista, como diz a nossa Fadista, está muito mais além da técnica. Está onde a Arte impera e Supera!
Mtº bem, Comadre, mas eu, nesta questão, até nem iria mais longe; ficava-me em família, para exemplos; por exemplo, entre a alta dicção do CdoC e a dicção de sua mãe, Lucília, que atira de qdº em vez com uns "tromentos" e umas "preguntas", pergunto: -dos dois, qual será o mais fadista?...
É que este registo, o da Hermínia e outros, que apenas denotam um falar mais popular, não me incomodam, até tornam o fado mais fado, sei lá, mais pop'lar...Agora, comer palavras, acentuá-las incorrectamente, não silabar devidamente, isso já é outra coisa...essa a dicção a que me refiro, mas, mesmo assim, como já disse, o Fado está para além de tudo isso... a Alma, por vezes, é que falta!; nalguns casos, falta sempre!, para além de uma excelente dicção....
Enviar um comentário