quinta-feira, maio 07, 2009

LEMBRAR FERNANDA BAPTISTA





“Eu sou Fernanda Baptista
nasci para o Fado e para a Revista”



FERNANDA BAPTISTA, FADISTA E ACTRIZ,
NASCEU NA FREGUESIA DE SANTA CATARINA, EM LISBOA, A 7 DE MAIO DE 1919. COMEMORARIA ESTE ANO, SE FOSSE VIVA, 90 ANOS DE IDADE. 65 DELES DEDICOU-OS AO QUE MAIS GOSTAVA DE FAZER CANTAR O FADO E FAZER TEATRO DE REVISTA.
DEIXOU-NOS A 24 DE JULHO DE 2008, FICANDO O PANORAMA ARTÍSTICO MAIS POBRE.
PARA ASSINALAR A PASSAGEM DO SEU 90º ANIVERSÁRIO MIGUEL VILLA E A JUNTA DE FREGUESIA DE SANTOS-O VELHO NA MADRAGOA ,IRÃO APRESENTAR UMA EXPOSIÇÃO COM O TITULO
“EU SOU FERNANDA BAPTISTA, NASCI PARA O FADO E PARA A REVISTA” COM INAUGURAÇÃO MARCADA PARA O PRÓXIMO DIA 25 DE MAIO PELAS 18H NO ESPAÇO DE EXPOSIÇÕES DA CITADA JUNTA -(RUA DA ESPERANÇA 49-LISBOA)
A EXPOSIÇÃO, COMPOSTA POR ESPÓLIO DE MIGUEL VILLA, RECORDARÁ O PERCURSO DA FADISTA AO LONGO DE 65 ANOS DE CARREIRA ARTÍSTICA COM FOTOS DE CENA, CARTAZES CARICATURAS DA FADISTA, GUARDA ROUPA E ADEREÇOS VÁRIOS. A EXPOSIÇÃO FICARÁ PATENTE ATÉ 28 DE JUNHO, DIARIAMENTE, ENTRE AS 14 H E AS 19H E TEM ENTRADA LIVRE.

FERNANDA BAPTISTA A CRIADORA DO TEMA “FADO DA CARTA” TEVE UM CARREIRA PREENCHIDA E CHEIA DE SUCESSOS NO TEATRO DE REVISTA COMO ATRACÇAO E TAMBÉM COMO ACTRIZ. PARTICIPOU EM 48 REVISTAS, 2 COMÉDIAS E 3 OPERETAS. FEZ AINDA UMA PARTICIPAÇÂO ESPECIAL NO FILME “ SOL E TOUROS” AO LADO DE AMÁLIA RORIGUES E MANUEL DOS SANTOS.
ESCREVERAM PARA ELA OS MELHORES AUTORES E COMPOSITORES DA ÉPOCA COMO JOÃO NOBRE , EDUARDO DAMAS OU MANUEL PAIÃO SÓ PARA CITAR ALGUNS.
FEZ IMENSAS DIGRESSÕES AO ESTRANGEIRO ATINGINDO SEMPRE GRANDE SUCESSO.
A SUA PRESENÇA NA TELEVISÃO FOI ENORME AO LONGO DOS ANOS PARTICIPANDO EM VARIADÍSSIMOS PROGRAMAS.
FOI MADRINHA DE VÁRIAS MARCHAS POPULARES INCLUINDO NOS ÚLTIMOS ANOS MADRINHA DA MARCHA DA MADRAGOA, FICANDO MESMO DEPOIS DE JÁ NÃO DESFILAR COMO MADRINHA HONORÁRIA.
EM 1996 TEVE NO TEATRO SÃO LUÍZ A SUA FESTA DE CONSAGRAÇÃO
E EM 2005 RECEBE NO MESMO PALCO DAS MÃOS DO ENTÃO MINISTRO DA CULTURA A COMENDA DE ORDEM DE MÉRITO,NO TEATRO POLITEAMA A 27 DE DEZEMBRO DE 2005 FOI DESCERRADA UMA PLACA COMEMORATIVA DA SUA PASSAGEM PELO MUSICAL DE FILIPE LA FERIA “A CANÇAO DE LISBOA”
EM FEVEREIRO DE 2008 NA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA RECEBE PELAS MÃOS DO PRESIDENTE DA CÂMARA A MEDALHA DA CIDADE DE LISBOA.
DESPEDIU-SE DEFINITIVAMENTE DOS PALCOS NUMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL A CONVITE DE FILIPE LÁ FERIA NO PALCO DO TEATRO POLITEAMA NO MUSICAL “ A CANÇÃO DE LISBOA” EM 2005/6.
ESTA EXPOSIÇÃO CONTA COM O APOIO DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTOS-O-VELHO,TEATRO MARIA VITÓRIA E TEATRO POLITEAMA


PARA MAIS INFORMAÇÕES, MARCAÇÃO DE ENTREVISTAS PARA PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DESTA EXPOSIÇÃO
CONTACTE MIGUEL VILLA
TLMS
91 727 15 11
96 497 29 94

OU POR MAIL

MIGUELVILLA@IOL.PT


DESDE JÁ OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA
CONTO COM O VOSSO APOIO NA DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO.

MIGUEL VILLA




Agradeço o contacto de Miguel Villa, editor do fotolog
que me enviou o cartaz e o texto acima, assim possibilitando a divulgação da exposição sobre esta grande figura do Fado e da Revista que hoje, uma vez mais, lembro, interpretando o "Fado do Toureiro", de Amadeu do Vale e de Raul Ferrão
VÍDEO DE HOMENAGEM

video

12 comentários:

Anónimo disse...

Este não é o espaço mais indicado para pôr esta questão, mas espero que me desculpe.

Poderia me dizer se os velhos jornais que têm vindo a exibir são parte de alguma colecção privada ou de acesso público?

MLeiria disse...

Se quiser identificar-se, posso responder a essa questão. O meu mail- tiamacheta@gmail.com

Anton Garcia-Fernandez disse...

Olá Ofélia!

Excelente este "Fado do Toureiro", cantado pela Fernanda Baptista com grande emoção e, como dizemos em espanhol, "con mucha casta". Eu sempre tenho pensado que a Fernanda Baptista é a versão femenina do Tony de Matos, ou vice-versa. O que acha você?

Um beijinho fadista de Nashville!

Antón.

Manuel Peralta Godinho e Cunha disse...

Um belo apontamento sobre a saudosa Fernanda Batista.
Gostei.
Beijinho para si.

MLeiria disse...

Anton
Gostei dessa, de a Fernanda Baptista ser a versão feminina do Tony de Matos!... Nunca tinha pensado nisso...
Beijinho country para os meninos e toda a Nashville!
OP

MLeiria disse...

Manuel
Veio mesmo a propósito este vídeo, para lembrar Fernanda Baptista, e também porque ontem foi a abertura da temporada no Campo Pequeno...
Beijinho
OP

Américo disse...

Mais uma vez a Amiga Ofélia no seu posto de comando. Fazer esta homenagem a Fernanda Baptista, é de louvar, aquela voz potente às vezes desgarrada,mas bem timbrada que se ouvia no fundo da plateia, sem precisar de microfone. Realmente no teatro de Revista, era uma vedeta, eu canto todos os sábados por imposiçaõ dos meus clientes que sempre o pedem, um fado dela, e que gosto particularmente "Um Fado para esta Noite" e nessas ocasiãos faço questão de salientar, quem o criou e lembro a Fernanda Baptista. Um beijinho para a amiga Ofélia e sempre a minha dedicação e carinho

MLeiria disse...

Obrigada, meu amigo; os seus comentários são sempre uma mais valia, para além de muito elogiosos ao trabalho que vou desenvolvendo de divulgação do Fado, através da homenagem aos Fadistas, autores e compositores...o que, evidentemente, me deixa um bocadinho envaidecida...
Beijinho
Gostaria que me enviasse o seu contacto de e-mail para o tiamacheta@gmail.com
OP

isto é espetaculo disse...

muito obrigado por nesta sua pagina de fado ter divulgado esta grande homenagem que eu vou prestar á grande saudosa fernanda baptista que foi para mim como se uma mais mais velha.
aproveito para aqui esclarecer que "um fado pra esta noite" foi criaçao de beatriz da conceiçao numa revista e mais tarde também gravado e cantado por fernanda baptista
o seu a seu dono

um beijo grande de obrigado e gratidao

MLeiria disse...

Nada tem que agradecer. Esta página serve para isso mesmo - lembrar e homenagear pessoas do Fado. Por isso, sempre que ache oportuno, é só dizer.
E lá ficou a "dica" para o amigo Américo...
Beijinho e até breve!

P.S. - Estranho não ver a Anita Guerreiro envolvida nesta Homenagem ou, pelo menos, sem visibilidade... Elas eram muito amigas, não eram? Era essa a ideia que eu tinha...

isto é espetaculo disse...

A ANITA GUERREIRO FOI E CONTINUA A SER UMA GRANDE E VERDADEIRA AMIGA DA SAUDOSA FERNANDA BAPTISTA.
APENAS NAO TEM APARECIDO NA DIVULGAÇAO DA EXPOSIÇAO POR MOTIVOS DE TRABALHO,ESTÁ A GRAVAR UMA NOVELA E NÃO TEM TIDO DISPONIBILIDADE.
ESTARÁ PRESENTE NA INAUGURAÇAO POIS JAMAIS ESTARÁ LONGE DESTA INICIATIVA,AINDA POR CIMA EU ADORO A ANITA.

MLeiria disse...

Já respondi no post seguinte.
Obrigada pela informação.
OP