"Quando um Fado for a voz / Dum Povo que chama e grita / Pode ser juiz, algoz / Mas nunca canção maldita
Quando um Fado for um credo / Quando for acto de fé / Será estrela, manhã cedo / Mas nunca falsa maré
Quando um Fado for maré / Maré-alta de verdade / Quem cantar fica de pé / Diz tudo sem falsidade
Quando um Fado for penhor / Da palavra que foi dita /Será fado mais amor / Mas nunca canção maldita"
De Silva Ferreira e de António Chaínho, este "Fado verdade" na voz de Chico Madureira
VÍDEO DE HOMENAGEM
9 comentários:
Ofélia:
Mais um vídeo excelente, com imagens muito poéticas, e mais um fadista que me descobre. Não conhecia o Chico Madureira, mas gosto da sua voz e desta canção tão bela. No vídeo vejo que o Chico Madureira semelha ter gravado bastantes discos. Tem mais informação sobre ele?
Muito obrigado por divulgar o fado com estes vídeos maravilhosos!
Antón.
Eu é que agradeço a bondade do seu comentário e também o seu interesse e amor pelo fado.
Acerca do Chico Madureira, não tenho mais informações sobre ele; está por fazer um "Ídolos do Fado" da segunda metade do séc. passado; alguém já estará a desenvolver esse projecto!?...
Um abraço
OP
Manuel
Se bem que seja um nome que todos conhecem no "meio" do fado, é pouco conhecido do público em geral; tb. por isso o trouxe aqui e porque gosto muito de o ouvir cantar - tem uma voz bonita e canta com alma.
Um beijinho e obrigada pelo coment
OP
Cara amiga, eu também agradeço este vídeo tão belo junto com essa voz que tive o privilégio de ouvir ao vivo há dois anos e meio numa casa de fados em Loures a cantar "Eu nasci amanhã". O Chico é Fado puro.Obrigado e um abraço do jaume.
Bem me parecia que o Jaume já conhecia o Chico. Não sei onde ele está a cantar, presentemente, mas é sempre um fadista que se ouve com muito agrado; talvez o possamos ir ouvir, qdº o menino voltar a terras Lusas!... combinado?
Beijinho
OP
Excelente fadista.Há quem tenha muita projecção comercial, promoção divulgação a «rodos», e não valha metade das qualidades deste extraordinário intérprete da chamamada canção nacional.Esteve no Faia e foi à Suécia nos tempos que acompanhava as digressões com o Prof. Martinho D'Assumpção.
J.B.
MUITO BEM CHICO!
Tenho saudades de te ouvir cantar os fados do SILVA FERREIRA - NO PICADEIRO...
QUANTO TEMPO
O Chico faz parte do grupo de jovens da minha rua.
Acompanhei o início da sua carreira.
É a voz que eu gostaria de ter!
Sem dúvida que merecia estar num lugar de destaque porque,alem de ser um excelente intérprete, coloca nas suas palavras a força que o poeta quiz dar às mesmas.
Para ele a minha admiração e um grande abraço
Carlos Baptista
Quanto ao paradeiro do Chico Madureira (e do irmão), posso dizer que o encontramos com frequência naquele restaurante da Rua D.Francisco Manuel de Melo (perto da penitenciária), às 5.ª feiras e também pelo Chapitô às 3.ª feiras. Mas não é difícil encontrá-los por aí nas capelinhas do fado.
Como diz MLeiria, são fadistas com alma.
Enviar um comentário