sábado, fevereiro 02, 2008

NATÁLIA DOS ANJOS - "O Embuçado"

Este fado, com letra de Gabriel de Oliveira e música de José Marques Piscalarete, foi uma criação de Natália dos Anjos, tendo-se posteriormente tornado mais conhecido cantado por João Ferreira-Rosa. Gabriel de Oliveira, notável letrista, que no meio do Fado ficou conhecido como Gabriel Marujo, por ter andado embarcado, era monárquico e quis, deste modo, homenagear o Rei que gostava muito de fado; ainda Príncipe Real, D. Carlos aprendeu a tocar guitarra, tendo sido seu professor o guitarrista João Mª dos Anjos.

D. Carlos poderá não ter sido o melhor dos políticos; foi mesmo O Mal-Aconselhado; foi, no entanto, um homem de notável cultura- cientista, pintor e lavrador. A História far-lhe-á justiça...
Quanto ao "incidente" ocorrido na A.R., convido-vos a ler esta pérola: "O REI MORREU. VIVA O REI!..."
aqui

De facto, "nem sequer é preciso ser monárquico"!...

Plat.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo site!

Abraço

Anónimo disse...

Exmos. Srs.
D. Carlos não foi um mau Rei, e ao contrário do que vulgarmente se afirma teve semrpe em conta o interesse do país e não o seu próprio como alguns políticos do seu tempo - e de hoje em dia -. Há uma excelente biografia do Rei de autoria de Rui Ramos, editada pelo Círculo de Leitores. Recomenda-se!
Pedro Moreira

Anónimo disse...

Flores de Verde Pino
Excelente recuperação de uma tão interessante fadista que hoje caiu totalmente no esquecimento.
Parabéns pela contínua pesquisa.