domingo, junho 10, 2007

HERMÍNIA SILVA - "Fado das Toiradas"




Um vídeo da EradoGramophone http://www.youtube.com/user/eradogramophone, a recordar Hermínia Silva, no Fado das Toiradas, de Luís Galhardo e Hugo Vidal.

7 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente notável! Hermínia Silva foi uma extraordinária interprete e se muitos teimam em "reduzi-la" à geografia de Lisboa é quanto a mim um silogismo na medida em que HS era uma enorme artista em qualquer lugar do mundo. Não terá querido sair, pois se assim o entendesse seria um outro "caso sério". É inquestionavelmente uma das nossas enormes interpretes, mesmo que não haja uma referência a si no filme "Fados" de Saura. Parabéns Maria Leiria. NACoelho

Anónimo disse...

Maria Leiria os meus paarbéns por resgatar Hermínia Silva do limbo onde parece quererem colocá-la! Bem haja!

Fadista disse...

Muito obrigada pelas vossas palavras que me incentivam a continuar esta "tarefa" que faço unicamente por paixão ao fado e aos seus intérpretes. No deserto que habito, os v/ comentários são o oásis que me faz continuar,à espera de avistar um próximo.
Queria lembrar o facto de o Vitor Marceneiro ser o autor de uma biografia da Hermínia - "Recordar Hermínia Silva" (2004).
Bem hajam!

Anónimo disse...

Qual deserto! Há muitos mais que vêem ao blog por ser super interessante. Parabéns. Gostei de ouvir e ver a Hermínia! O seu blog tem sido um contributo para o "desero fadista" na net, não só porque há pouco como o que há é árido!

xamonix disse...

é pena que as gerações mais novas (aquelas que começam agora a descobrir e gostar de fado) se fiquem apenas por marizas, camanés, catias,joanas, etc, e desconheçam que antes destes também se fazia fado. pode ser que a curiosidade os desperte e resolvam realmente "escabulhar" no báu da nossa história fadista...

Anónimo disse...

Parabéns uma vez mais pelo blog e por recordar nomes que nos são tão caros. A "euforia amaliana" absolutamente justa faz esquecer outros nomes de grande valor como a Hermínia, tão nossa e castiça!
Aproveito para referir que em boa hora o investigador Vítor Duarte Marceneiro editou uma biografia de Hermínia que tarz alguns dados novos como por exemplo a sua idade. Bem á meneira da Harmínia ela "esquecia-se" da idade, bricadeiras como a de referir-se à garvidez do filho como "uma constipação"! Ai Deus e u é!

Valéria Mendez disse...

Não há duvida.Poderia escrever um ensaio de dez paginas,explicando porque é que Herminia é sem sombra de duvida a melhor fadista portuguesa, depois de Amalia.E para completar a trindade do Fado, o Marcneiro.Não tenho qualquer duvida sobre isso-a partir destas três "escolas", o fado evoluiu e é o que é hoje!