sexta-feira, janeiro 13, 2006

TÉCNICOS ESPECIALISTAS

Há tempos, recorri a mais um técnico especialista de informática para tentar resolver o problema da rede sem fios que se obstina em funcionar com segurança, o que, como se entenderá, é bastante aborrecido porque permite que a vizinhança utilize "o meu IP", sendo eu a pagar as "portagens" que podem até ficar bastante dispendiosas... e já ficaram...
O dito técnico de informática, o 4º ou 5º a tentar o feito, parecia prestes a resolver o problema, mas chegado ao ponto crucial, falhou, tal como os outros, e foi o material que, mais uma vez, acabou por ganhar a parada. Aborrecidíssima com a situação, também pedi explicações a este técnico especialista derrotado, mas que nenhuns sinais exibia de algum pesar por não conseguir resolver o problema; e mais uma vez também me foi dito, como sendo a coisa mais natural do mundo, que "o problema estava resolvido na parte em que ele era especialista e lhe competia, que o resto não era com ele..." Ou seja, tenho ainda que chamar outro técnico especialista porque falta ainda arranjar um outro pormenor qualquer, especialidade de outro técnico que também só sabe acerca desse pequeno pormenor e mais nada. . .
Ora, eu ainda sou do tempo, nem por isso muito longínquo, em que se defendia um certo eclectismo e se entendia que o conhecimento deveria permitir uma visão global da realidade; por isso não consigo, por mais que queira, considerar como técnicos e menos como especialistas estes seres que, duma aparelhagem complexa, unicamente conhecem um constituinte mínimo (mas que deve ter uma afinação máxima) mas que desconhecem tudo o resto ...
O problema é que o funcionamento do todo está dependente do funcionamento daquela parte, mas o bom funcionamento daquela parte, só por si, não determina o bom funcionamento do todo... Ou seja, o especialista do parafuso, se nada entender de porcas, é um perfeito ignorante!
Como diria o Ortega Y Gasset, a especialização é um truque da sociedade para o aproveitamento máximo da estupidez humana .

Sem comentários: