segunda-feira, novembro 28, 2011

Noite de ronda




Após ter tido conhecimento da vitória do nosso Fado, em Bali, e de ter ouvido e lido as reacções dos mais responsáveis e interessados pelo feito, lembrei-me eu de ir bisbilhotar os Sítios de Fado, não só os que há mais tempo divulgam o género mas também os que reputo, ou de maior qualidade, ou responsabilidade. Interessante é verificar que, sendo este o meio que, provavelmente, mais tem contribuido nos últimos tempos para divulgar inter e extra muros o nosso particular género poético-musical, não tenha havido até agora quaisquer manifestações da parte dos respectivos bloguistas, o que é, já em si, uma mensagem que todos muito bem entendemos...



Dos blogues onde, para já, se verifica uma reacção ao facto de o Fado ser agora Património da Humanidade, para além de Nacional, não posso deixar de destacar o da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado - APAF - que, obviamente, se congratula com o feito, mas à responsável do qual eu aqui gostaria de deixar as seguintes questões:

- Pelo simples facto de o Fado ter sido considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade, é corolário que seja o Fado "um laço mais forte de união entre todos os portugueses" ???

- Não será triste sequer pensar que é o facto de termos recebido esta distinção que nos irá tornar mais responsáveis, cuidadosos e amigos do nosso Património?!...



"Esta distinção responsabiliza-nos não só do ponto de vista patrimonial, um maior cuidado com os arquivos e maior preservação de uma memória que foi durante décadas essencialmente popular, como de dignificação por quem o canta, compõe e o faz todos os dias, incluindo as casas de Fado que continuam a ser um cartaz para quem nos visita.Neste sentido, e de acordo com os princípios instituidores da APAF, esperamos que se possa dinamizar mais os estudos sobre o Fado e divulgar o seu património cultural."



Essa união, responsabilidade, cuidado e dedicação não seriam, para além de naturais, já um Dever?!...

Aqui para nós que ninguém nos ouve, espero eu que o Fado continue genuíno, a ser inventado e praticado por quem o encontrou na alma e lhe deu voz; espero igualmente o fim dos feudos instalados que trabalham principalmente para a auto-promoção e visibilidade; espero, finalmente, que este não seja mais um daqueles enormes logros em que, nos últimos tempos, nos temos democraticamente enredado e que têm prejudicado a grande maioria para beneficiar apenas uns muito poucos...

Como o Velho do Restelo, a mim apetecer-me-ía também avisar

-"Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!

..."


E, já agora, que estamos numa de Descobrimentos, de Diáspora Portuguesa, queria apenas, a terminar, lembrar que


"The first European contact with Bali is thought to have been made in 1585 when a Portuguese ship foundered off the Bukit Peninsula and left a few Portuguese in the service of Dewa Agung."


Viva o Fado! Viva Portugal!

10 comentários:

Luís Paulo Rodrigues disse...

O fado é património mundial. É um grande desafio e uma grande oportunidade para vários responsáveis do Governo português, nomeadamente da Cultura, da Economia e do Turismo. Tal como no fado, também na economia e no turismo só quem tem unhas é que toca guitarra.“

DM disse...

Hmmm, pus algo no meu--e no mesmo dia ;-) É só que os conteúdos são breve, e mas ainda que o site não é um dos principais!!! Mas veja se apetece...
http://fado-today.blogspot.com
Cumprimentos, David

Joseph disse...

Afinal havia mais blogues que se interessaram por noticiar a decisão da UNESCO em Bali.
Foi formalizada a candidatura do Fado a Património Culturam Imaterial da Humanidade legitimando de "jure" o que já era de facto:
"De TODOS para TODOS"!
Cumprimentos, José
http://joseph-dilettante.blogspot.com/2011/11/fado-patrimonio-imaterial-da-humanidade.html

marceneiro disse...

Cara amiga

Agora haverá muitas colagens... é sempre assim, a mim até me acusaram de ser contra a candidatura! O que eu fiz foi perguntas, e foi óbvio que muita coisa foi feita à revelia/escondidas, da comunidade fadista, eu até recebi de muita gente palavras de apreço pelo trabalho efectuado, mas logo informo que ao que eu saiba, em nada contribui! Ou será que ajudei? A ver vamos, porque o protagonismo é muito caro para muita gente, obviamente não quero louros que não mereço... mas veremos quanto custou todo este processo, e quem vai lucrar com o que se "buscou".
Será que é agora que vamos saber das contas do filme do Saura?
Pelo menos já há uma vitória o PS, passar a gostar de Fado.
Vítor Marceneiro

Fadista disse...

Não conhecia o seu blog, Luís; fiquei fã; você "tem unhas e toca guitarra".
Parabéns

Fadista disse...

Não sei se o seu site será um dos principais, mas que está na lista dos meus Fado-Blogues seleccionados, lá isso está...
Saudações culturais

Fadista disse...

Pois, afinal havia outro!... que eu não conhecia, mas que fiquei a conhecer com gosto.
Agora, meu caro Joseph, deixe-me que desconfie dessa grande máxima para atordoar corações "De todos para todos"... Onde, quando, quem, como... ???!!!
Talvez diletando...

Fadista disse...

O Fado pode bem ser amor à primeira vista; agora, que quem o ignorava ou o menorizava, de repente, passe a reconhecê-lo como o maior, meu caro Vitó, a minha ingenuidade não chega a tanto.
Não nos esqueçamos dos pavões e pavoas que colonizaram este país com as americanices e outras musiquices e música portuguesa,zero, quanto mais fado!
Agora, andam todos à volta do favo, digo, fado, à espera que chegue também para eles... Pena é nem terem estudado bem a lição, na maior parte dos casos.
Genuinamente fadistas há poucos, mesmo entre os fadistas, e o Vitó bem o sabe...
Abraço

Ás de Paus disse...

Peço desculpa de o comentário não ser relacionado com o tema, mas como não encontro forma de contacto, gostaria de lhe perguntar se me pode indicar como encontrar (talvez no Youtube?)alguém que cante o fado tradicional "Fado Sem Pernas". Os meus agradecimentos e parabéns pelo seu óptimo trabalho em prol do NOSSO FADO.

MLeiria disse...

Encontra aqui, para ouvir

http://www.tradebit.com/mp3-artist/579620/ercilia-costa-armandinho

e aqui http://soldadodofado.blogspot.com/2009/11/arquivos-do-fado-ercilia-costa.html
para mais informação acerca do CD: Ercília Costa - Arquivos do Fado.

Disponha e muito obrigada pelas suas palavras.