segunda-feira, junho 04, 2012

Centenário BERTA CARDOSO

Passam hoje 100 anos sobre o nascimento de uma das mais importantes personalidades da História do Fado - BERTA CARDOSO, em memória e homenagem de quem iniciei este blogue, em Abril de 2005, espaço que acabou por, ao longo do tempo, ser também lugar de memória e homenagem a muitos outros fadistas contemporâneos (e não só) da fadista e actriz Berta Cardoso.

É lamentável que o equipamento responsável pelo pelouro do Fado não tenha organizado qualquer evento para assinalar esta efeméride, mas... eles lá sabem!

Lamentável me parece igualmente que, até hoje, não tenha havido o cuidado, a preocupação, de reeditar em CD os (poucos) temas que ficaram gravados e que, em vinil, estão completamente esgotados.

Para celebrar esta data, elaborei este video com imagens de diversas épocas da sua vida artística e em que Berta interpreta o fado "Não vou contigo", da autoria de José Pereira.



(Verbete de 21.10.2011 reeditado)

3 comentários:

Anónimo disse...

Mto. obrigada,minha amiga, por lembrares uma vez mais, Berta Cardoso, uma mulher notável, para o seu tempo, e para o nosso.
Recordo-a com muita saudade, porque era uma grande amiga.
Muitos Parabéns Berta!
Viverás para sempre em nós através da tua voz,inconfundível,e registada.O que passámos e nos divertimos, isso já ninguém me tira...
Com amizade e para sempre..., através deste blog,
Eu

jaume disse...

O meu obrigado,OP por partilhar este lindo fado que não conhecia (e a letra do qual não encontrei no livro dela)
Parabéns pois a fadista e a todos aqueles que a lembram, nesta data do se aniversário.
Um beijinho desde Barcelona
jaume

APAF disse...

È muito bom haver alguem que nos recorde Dando a conhecer á nova geração nomes e vozes que foram muito importantes no Mundo do Fado
Uma lição de bem dizer o poema, coisa que muitos não teêm essa capacidade.
No lugar onde está Berta Cardoso deve sentir-se feliz por não ser esquecida.
Parabens pela sua memória,um abraço amigo.
Julieta Estrela