domingo, maio 02, 2010

AMÉRICA ROSA - "Minha mãe porque nasci"

VÍDEO DE HOMENAGEM

Com letra de José Guimarães e música de Pedro Rodrigues, trago-vos para hoje este fado, numa interpretação notável de América Rosa

11 comentários:

Fernando B. disse...

Otra cantadeira de la que no tenía noticia.
No me cansaré de agradecerte la labor didáctica que llevas a cabo.

Fadista disse...

Obrigada pelas tuas palavras, Fernando.

o escriba disse...

Boa Noite!

Vou daqui duplamente feliz.
Primeiro porque foi um belo presente do Dia da Mãe e depois porque me recordei intensamente da minha infância.
Embora sendo algarvia, de Olhão, fui criada em Matosinhos. Meus pais gostavam de fado, tendo até meu pai cantado, e bem, em novo, numa tradição que já vinha da família. De modo que, sempre que se podia, íamos aos fados, ao vivo, com todo aquele sentir e viver o fado. Algumas vezes vi e ouvi América Rosa , em registos mais formais ou em simples encontros, já que ela era amiga da minha avó materna e em rodas de amigos lá vinha um fadinho. Oh! Mas que bela recordação.Essa voz sentida, por vezes sofrida, e de grande qualidade.

Bem haja por este presente que me encheu o coração de alegrias, recordações e saudades (os meus pais já partiram há muito.

Um grande abraço
Esperança

Fadista disse...

Obrigada, Esperança, pelas suas palavras. Que interessante ter conhecido de perto esta grande fadista que, creio, sempre se manteve pela zona Norte; em Lisboa não é muito conhecida, mas era uma grande figura do Fado, que muito aprecio.
Sempre há alguém que vai recebendo com agrado estes pequenos presentes...essa a minha maior recompensa.
Um abraço
O.

o escriba disse...

Boa Noite!

De facto a América Rosa era amiga da minha avó materna, que tinha uma taberna, daquelas que vendiam de tudo, no Canidelo em Vila Nova de Gaia. Não me lembro se a América também morava aí. Quem vivia aí era o Neca Rafael que conheci também, já naquela fase dos fados humorísticos e com alguma idade. Um dia vi-os(a ele e à América) actuarem numa festa de rua, patrocinada pela minha avó,a cantarem à desgarrada uma sátira humorística do fado da mouraria... tempos de meninice.
Não sei se a senhora se lembra (claro que se deve lembrar!) da Maria do Candal. Também era daquela zona e em jovem tinha sido empregada da minha avó! Veja lá o que este espaço me traz à memória!

Bem haja
Um abraço
Esperança

Fernando Batista disse...

gostaria de lembrar a Alma Rosa , filha de América Rosa , uma promissora Fadista que nos deixou bem cedo .

MLeiria disse...

Descobri até um vídeo muito interessante, de que aqui deixo link
http://www.youtube.com/watch?v=Ffo3GT6-h0w
Mãe e filha a desgarrar, "dois fados dentro do Fado"!
Obrigada pela lembrança, Fernando.

Unknown disse...

maria:>Grande voz tinha esta senhora com ela aprendi a gostar de fado ainda mt pequena.por favor post mais coisa dela é sp um prazer ouvir esta voz e ja agora não deixe k se esqueça a sua filha que como ela não eram so cantadeiras eram mesmo fadistas pois assim foi seu fado a sua vida

Américo disse...

Amiga Parabéns, há anos que nao ouvia a América Rosa, tenho um Long Play dela no meio dos meus quatrocentos discos de vinil que conservo religiosamente, mas nao se pode ouvir tudo porque o tempo nao chega. Mas gostei desta sua postagem, pois é relevante seu trabalho em avivar recordaçoes e assim se presta preito e homenagem a esses grandes fadistas de outras eras. Obrigado e um bjinho. Américo

MLeiria disse...

Obrigada pelo seu coment., Américo. Bela colecção de vinil, tem o menino! Deve ter por lá algumas raridades...
Eu estou quase a terminar a "galeria" fadista, por falta de "matéria prima"... há ainda alguns fadistas importantes que lá faltam, mas não tenho registo desses; outros o farão/fizeram por mim.
Bjinho
O.

Américo disse...

Querida amiga, voltei aqui, desculpe as faltas, só o tempo e tantos outros assuntos, mas de volta e meia cá venho a este seu maravilhoso cantinho, e por sua causa aqui vai este vídeo, pois foi por a sua homenagem á mae que me lembrei da filha, ao ler o Fernando Baptista. Um beijinho e sempre agradecido pelo seu belíssimo trabalho. Américo

http://www.youtube.com/watch?v=7JblULDjH5w&feature=channel_video_title