sábado, abril 04, 2009

ALFREDO MARCENEIRO e MARIANA SILVA - "Amor campestre"



Escolhi este fado para, finalmente, exemplificar uma desgarrada. Cantar à desgarrada, significa cantar ao desafio, o que pode acontecer entre duas ou mais pessoas, sendo a letra, geralmente, improvisada e cantada, ou no Mouraria, ou no Corrido. Neste caso, a desgarrada é entre Mariana Silva e Alfredo Marceneiro, que é também autor da música e, embora o fado tenha sido gravado ao vivo, a letra não foi de improviso, é do consagrado poeta Henrique Rego.

VÍDEO DE HOMENAGEM

9 comentários:

Anton Garcia-Fernandez disse...

Mais um fado excelente que não conhecia, Ofélia! A verdade é que gosto muito dos fados à desgarrada (tenho vários discos com gravações desse tipo) e este não pode ser melhor, com o grande Marceneiro e a Mariana Silva. A letra de Henrique Rego também é maravilhosa, e mais uma vez, parabéns pelo óptimo trabalho com o vídeo!!! :)

Beijinhos fadistas de Nashville,

Antón.

Anónimo disse...

Thank you for this beautiful desgarrada! In fact, I have never heard about it before, though I have two desgarradas where Alfredo Marceneiro sings with Fernando Farinha and Fernanda Maria respectively. This one is particularly attractive thanks to Mariana Silvas voice and elegant phrasing. Greetings from Estocolmo, Ulf.

MLeiria disse...

Obrigada, Antón!
Ainda bem que gostou.
Beijinho
OP

MLeiria disse...

Thank you, Ulf, for your kindly comment.
As a matter of fact, I myself like very much this desgarrada and I could't agree more with what you say about Mariana Silva's voice and elegant phrasing.
Saudações fadistas from Lisboa
OP

Okawa Ryuko disse...

ESTE BLOGUE É FABULOSO! A pesquisa envolvida, o cuidado, o talento na montagem dos vídeos - um labor que devia ser premiado! Um verdadeiro serviço à cultura portuguesa. Isso é que a Tia Macheta é uma fadista! "Perguntaram-me outro dia/ se eu sabia o que era o fado/ É tudo isso que aí dizem/ mais o blogue Fado Cravo!"

MLeiria disse...

Bem haja pelas suas palavras!
Agrada-me saber que este trabalho, que faço com dedicação e verdadeira paixão, poderá ter algum mérito.
Obrigada!
OP

Anónimo disse...

Que bonita voz tem esta senhora que julgo foi Rainha do Fado Menor. lamentavelmente são raros os CD seus.

Inez Benamor

MLeiria disse...

Sou da mesma opinião - a Mariana Silva, decana da/os fadistas, tem de facto uma bonita voz e dicção irrepreensível. E não está enganada ao afirmar que foi Rainha do Fado Menor - precisamente em 1952 (já lá vão uns anitos!...).
Havia um CD da colecção Fados do Fado, mas creio que já estará esgotado; outro da Discoteca Amália, creio que tb. já esgotado... por outro lado, há fadistas cujos CD's inundam as discotecas, não é?
Gostava de ter o seu contacto. (Noutro dia, tinha urgência em dar-lhe uma informação, mas, felizmente, alguém lha terá dado atempadamente.)
Querendo, fica aqui o meu mail tiamacheta@gmail.com
Obrigada pelos seus coment's.
OP

Anónimo disse...

Marceneiro´s sing too with grand-son Victor ?. I have see in Yotube.
Ryan Coldec