terça-feira, outubro 21, 2008

RUA BERTA CARDOSO















http://www.bertacardoso.com/

Em 1 Outubro de 1948, o "Ecos de Portugal" fazia eco da voz da artista cantadeira que melhor vocalizava o Fado...

Uma entrevista a ler, realizada por E. Babo que termina, afirmando: "Tantos anos passados e sempre a mesma voz, o mesmo encanto a reconciliar-nos com o fado no regresso insensível ao passado. -Ontem, como hoje, afinal."

No post que escrevi, há um ano, a assinalar o dia em que Berta Cardoso, se fosse viva, completaria 96 anos, o meu ciber amigo D.Diniz, como usualmente lhe chamo , comentou:

"Grande Berta Cardoso! Inexcedível! Se fosse viva muito nos ensinaria se a quisessem escutar mas hoje cada vez se escuta menos e diz mais, sem nada para dizer. Extraordinária! Se é certo que o Museu do Fado já lhe fez uma homenagem e muito bem feita - exposição e espectáculo de encerramento - que os Amigos do Fado também a homenageram falta Lisboa outorgar o seu nome a uma rua da cidade! aideuseue".

De facto, sou da mesma opinião. E verifiquei, entretanto, que, em 11 de Abril de 2007, essa proposta fora feita pelo vereador José Amaral Lopes, da C.M.L., e aprovada, conforme se pode aqui verificar




Que eu saiba, a dita rua ainda não ostenta o topónimo aprovado; nem sei se a rua já existe ou se ainda se encontra em estado de projectada... Mas não queria deixar de, no dia de hoje, partilhar esta alegria com todos os amigos de Berta Cardoso que, de vez em quando passam aqui pelo meu sítio.

E a si, Sr Vereador, embora este acto seja da mais elementar justiça, bem haja pela lembrança!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Berta! Era uma festa o teu aniversário e como nos divertimos! Estás sempre presente, não só no meu coração mas tb. no espaço q. me rodeia.
Bem hajas minha amiga, por não deixares no esquecimento a nossa história fadista.
Eu