domingo, janeiro 27, 2008

FERNANDA MARIA - "Aquela velhinha"

Em data que não me é possível precisar, foi editado um EP, pela Orfeu, onde José Cid figura, ao lado de Mercês da Cunha Rego, Florência e António M. da Silva, interpretando o Fado Nossa Senhora de Nossa Senhora (Fado Cigano), que dá nome ao disco. Neste disco, como em muitos outros, não é indicada a autoria das letras e músicas dos temas cantados, julgando alguns que aquele fado fosse da autoria do Cid que, habitualmente, compõe os temas que canta. A letra encontra-se transcrita aqui:

http://fadocravo.blogspot.com/2005_08_01_archive.html


Acontece que a letra daquele fado que José Cid gravou com o nome de Fado Nossa Senhora de Nossa Senhora- :) -e posteriormente editou com o título abreviado de O Fado de Nossa Senhora é em tudo semelhante a um fado que muitas fadistas cantavam nas casas de fado, com o título AQUELA VELHINHA, que Fernanda Maria gravou e cuja belíssima letra se deve a JOÃO LINHARES BARBOSA, o Príncipe dos Poetas, sendo a música de Armando Machado - Fado Cigana.

Esta é a letra:

Perguntei a uma velhinha
se já tinha amado alguém
e a velhinha respondeu
-Amei, como uma rainha
e sofri como ninguém
ninguém amou como eu.

Depois sentei-me com ela
nos degraus duma capela
e ela prosseguiu então
-Se amares alguém, tem cuidado
que amar pode ser pecado
ou talvez a redenção.

O amor varia a roupagem
pode aparecer-te num pagem
belo e sair-te um algoz
Pode aparecer-te um pastor
e ser Deus Nosso Senhor
que sofreu por todos nós.

Depois de me aconselhar
a velhinha, pobrezinha,
levantou-se e foi-se embora
E eu tenho estado a apensar
se aquela boa velhinha
seria Nossa Senhora!

Resta aqui deixar os meus agradecimentos a Fernando Batista, grande conhecedor e amante de Fado, que disponibilizou o material que permitiu fazer este vídeo.

3 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

Obrigado, meu amigo!
Ouvi esta senhora cantar (às vezes...) no meio da rua p'a maltosa que era amiga, quando o Bairro Alto ainda era bairro de Lisboa.
Nunca mais a vi mas nunca mais a esqueci.

Anónimo disse...

gostei mto. ja algum tenho k estava a procura desta musica e nunca a encontrava, agora sim. e uma musica tocante que me tras recordacoes de alguem que ja partiu e esse mesmo alguem cantava-a mtas vezes e olhe deu pra matar as saudades. obrigado

Unknown disse...

Obrigado Fernanda Maria!...obrigado por recordar bons tempos e por recordar uma das vozes mais lindas do fado...as vezes é bom recordar e chorar como eu chorei e choro sempre ao ouvir esta voz maravilhosa...estes tempos eram gloriosos...para mim foram e serão sempre...eternamente grato...