Mª Emília Ferreira é uma das consagradas cantadeiras cujo percurso artístico marcou a História do Fado das primeiras décadas do séc. XX. Contemporânea, entre outros , de Alfredo Duarte "Marceneiro", Berta Cardoso, Ercília Costa, Ermelinda Vitória, Filipe Pinto, Hermínia Silva, Júlio Proença, Madalena de Melo, Mª Albertina, Mª Alice, Mª do Carmo, Mª do Carmo Torres, Natália dos Anjos... a sua biografia, bem como a dos mais notáveis cantadores e cantadeiras do início do século passado, encontra-se num dos mais prestigiados livros da especialidade - "
ÍDOLOS DO FADO", de A. Victor Machado (1937), um registo feito com intenção, permitindo ainda que todos esses "nomes perdurem na memória dos vindouros". De todos os que pertencem à História do Fado, alguns há de que já foi possível encontrar e recuperar antigas gravações, que são parte do Património Cultural Português. Refiro-me à colecção de discos "
Arquivos do Fado", constituída por 6 CD's, elaborada pelo detentor de um espólio invejável de música portuguesa, nomeadamente Fado, e proprietário da
Interstate Music, colecção editada em Portugal pela
Tradisom http://www.tradisom.com/index.html , cujo Director, José Moças, editou também recentemente um blogue
http://www78rotacoes.blogspot.com/ que tem como principal objectivo "criar um local de debate para os apaixonados" do 78 rotações.
Este fado, interpretado por Mª Emília Ferreira, encontra-se no Vol.I - Fado de Lisboa (1928-1936) - da Colecção acima referida, que regista ainda as vozes de Mª Silva, Alfredo Duarte, Madalena de Melo, Mª do Carmo Torres, José Porfírio, Ermelinda Vitória e Mª do Carmo. Os discos podem ser adquiridos on line, na Tradi-Loja, ou então na loja do Museu do Fado.
A editora deste blogue a todos deseja um especial dia de S. Martinho, comemorado com as tradicionais castanhas assadas ou cozidas, tanto faz, mas portuguesas s.f.f., regadas por uma "pingoleta", das que cantam, e tudo acompanhado ao som deste maravilhoso fado e outros, mas todos portugueses s.f.f. !
Tenha um óptimo Domingo!