domingo, outubro 22, 2006

Recordar BERTA CARDOSO














A exposição sobre BERTA CARDOSO que, desde Junho, se encontra no Museu do Fado, culminou ontem com uma evocação sobre a carreira da fadista.
Foram recordados alguns dos seus fados mais emblemáticos, a que deram voz as fadistas Elsa Laboreiro e Ana Sofia Varela, acompanhadas pela guitarra portuguesa de António Parreira e a viola de Ricardo Ribeiro.
O evento, produzido pelo Museu do Fado e a APAF, foi apresentado por Nuno Lopes.
Lotação esgotada. Registou-se a presença de notáveis fadistas (Mariana Silva, Beatriz da Conceição...), poetas (Mário Rainho...), produtores discográficos (Mário Martins...), artistas (Alina Vaz...), permitindo-me eu aqui destacar, de entre todos, a presença da fadista da velha guarda Adelina Ramos.
O editor do blog Indústrias Culturais registou em vídeo alguns momentos do espectáculo que pode visionar, acedendo a http://www.industrias-culturais.blogspot.com/

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu quero parabenizar-te! (adoro esta palavra) Pois a homenagem foi um êxito!Recordar a Berta é para mim voltar uns anos atrás e reviver os belos momentos passados,com aminha grande amiga, alguns do mais puro divertimento. Muito bem escolhidas as Fadistas Elsa e Ana Sofia. A Elsa nalguns fados foi de arrepiar sobretudo na Cruz de Guerra e no Testamento.
Parabéns!Parabéns!Parabéns!Parabéns!
Eu

Anónimo disse...

Dar-te os parabéns é pouco, mas realmente estás de parabéns.
Já não foi só recordar a Berta foi poder estar um pouco com ela, voltar a revivê-la.
A voz da Elsa Laboreiro fez com que estivessemos a ouvir a Berta outra vez e que bem que ela o fez.
De resto todos sabiamos que a homenagem seria um exito ou não estivesses tu por detrás de todo este trabalho
Parabéns! Tu mereces

Anónimo disse...

A exposição foi realmente um exito. Só prova isto que, as pessoas não têm mau gosto, mas grande parte delas restrigem-se ao que vêm e ouvem na televisão. A grande Adelina Ramos...não sabia se essa grande fadista ainda era viva, mas fico imensamente feliz por saber que sim. Se tiver algumas fotos da culminação desta exposição e acha-se bem posta-las agradecer-lhe-ía muitíssimo. Nunca tive a oportunidade de estar com ela, mas estou sempre a ver se consigo "apanhar"algo do seu reportório (assim como fazia com a fadista Berta Cardoso, antes de encontrar este maravilhoso blog). Não a maçarei mais , com os maiores cumprimentos!
P.S.Por favor, se souber mais informações sobre a fadista Adelina Ramos, (e claro, se me as quiser dispensar)eu ficaria muitíssimo grato por tal, se não, obrigada na mesma por o seu preciosicimo trabalho!

Okawa Ryuko disse...

Para Mleiria:
Olá! Obrigada por ter visitado o meu blog e pelos comentários. Os textos, fotos, aguarelas, são todos da minha autoria. Se não, claro que referiria o autor! Já tinha visitado este blog, porque gosto muito de fado, como já sabe. Já vi a exposição sobre a Berta Cardoso. Obrigada também por este blog e continue a brindar-nos com artigos sobre FADO!

Anónimo disse...

Já recebi o catalogo, onde aprendi muito sobre esta fadista que pouco conhecia.Adorei.
Valeria Mendez