quinta-feira, setembro 28, 2006

OPUS DEI - Conhecer para Opinar

A Opus Dei é uma organização que vive envolta em algum secretismo, mas a que, pontualmente, alguns factos dão visibilidade e devolvem à ribalta. É o caso, a nível internacional, do polémico "O Código da Vinci" e, a nível nacional, urbano e infelizmente muito restrito, do encerramento do histórico " Retiro Quebra Bilhas".
Por uma questão de seriedade intelectual, entendo que só se deve falar do que se conhece; ora, enfermando a referida organização de uma existência que se quer não divulgada ao público em geral, e de cuja essência só alguns eleitos têm conhecimento, aqui sugiro alguns "links" com informação vária e diversos pontos de vista.

1- Em Portugal, a OD conta com cerca de 85.000 membros. Visite o site da organização http://www.opusdei.pt/ e não deixe de ler o interessante testemunho de Diogo Gonçalves, 27 anos, docente universitário e supranumerário da OD - "Entre o Direito e o Fado".

2- A OD é uma seita a que pertencem alguns notáveis - Mota Amaral, Jardim Gonçalves...- , que controla boa parte do ensino, da comunicação social e da banca e cujo poder aumentou após a nomeação, como Papa, de Karol Wojtyla. O artigo Opus Dei e outras Seitas em

3- Saiba que " A organização católica Opus Dei em português é feminina "
http://ciberduvidas.sapo.pt/controversias/050606_2.html

4- Espreite "Os Bastidores da Opus Dei"
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT1106776-1653,00.html
http://www.hottopos.com/mirand17/opbast.htm

5- Encontre resposta para as suas dúvidas, perguntando no blogue
http://soudoopusdei.blogspot.com/

6 - Conheça a Opus Dei em artigos, a Opus Livre
http://www.opuslivre.org/Artigos/

E tenha um muito Bom Dei, i.é, Dia!

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se será essa (informações em português) a ideia do autor do blog... Mas assim não for apague este comentário, se assim o entender.
Há ainda mais um espaço blogosférico que fala, entre outras coisas, do Opus Dei: http://sinfoniaopuszero.blogspot.com

Um abraço

Anónimo disse...

Para quem gosta de ler recomendo "O mundo Secreto do Opus Dei" de Robert Hutchison, da Prefácio

Diogo Morais Barbosa disse...

Caro fadocravo e restantes leitores,

de passagem por este blog, fiquei muito agradado com o que li. Especialmente por verificar que o autor deste espaço se preocupa em estar informado e por fornecer algumas fontes muito interessantes. Parabens, hoje em dia já é dificil não seguir a maré e não mandar ideias para o ar sem se conhecer a realidade (justamente: "conhecer para opinar").

Digo só mais duas coisas: em primeiro lugar, julgo que outro modo de se conhecer bem o Opus Dei é ir a uma casa de numerários ou falar com seriedade com algum dos seus membros. Para conhecer, nada melhor do que falar e (muito importante) observar o seu exemplo (negativo ou positivo, depois poderão concluir).

Por outro lado, dois alertas pouco importantes: o primeiro é que o Opus Dei não é uma seita. É uma Prelatura Pessoal. Informações no Site. Por fim (e como já deve ter percebido), escreve-se "o Opus Dei" e não "a Opus Dei". É uma expressão latina. Em potuguês sim: "a Opus Dei". Mas isto é só um pormenor com pouco interesse

Os mehores cumprimentos e parabens