sábado, dezembro 28, 2013

A TROUPE "PORTUGALIA"

D.L.

Quando se fala na divulgação do Fado, seria talvez bom não esquecer aqueles que, antes de nós, o fizeram com tanto ou mais empenho e profissionalismo quanto os que depois o realizaram... e, quem sabe, com menos interesses económicos!
A Troupe "Portugália", a que se reporta esta notícia de 1923, liderada por dois Augustos, o Gomes e o Soares, é um desses casos notáveis. Creio que, tal como eu, poucos conhecerão os nomes de todos os artistas referidos, embaixadores da nossa Cultura, em terras lusas e estrangeiras, particularmente da então designada canção nacional, o nosso Fado; mais conhecidos serão os nomes do poeta Avelino de Sousa e do maestro Alves Coelho.
Aqui fica uma notícia velhinha, repescada de um jornal que já fez 90 anos, tal como o acontecimento que, de tão importante, foi noticiado... para memória futura.

domingo, novembro 03, 2013

domingo, outubro 20, 2013

ANTÓNIO MOURÃO


(In "O Fado e as Toiradas em Portugal", de A. Martins Rodrigues, 1969)

Partiu o fadista da "Nova Vaga" que há muito se retirara dos palcos e "tablados" por razões que algum dia a História contará... O cantador que alguns (como o consagrado Filipe Pinto) consideraram não ser  um "fadista castiço", mas que outros fadistólogos (caso do poeta Lopes Victor e do locutor Rui Castelar) assim julgaram com toda a propriedade. António Mourão, gostasse-se ou não do género, tinha aquela voz que o Fado requer e o Menor exige, aquela voz inconfundível que apaixonou legiões de admiradores e levou, na altura, muitos jovens para o Fado. Essa é a Voz que já aqui lembrei, a Voz em que vibraram a poesia e a música de grandes autores e compositores,  a herança e a lembrança deste Fadista autêntico que hoje recordo nesta interpretação de "Eu tenho pena de mim", um poema de Mário de Sá Carneiro com música de  Fontes Rocha

  

sexta-feira, setembro 27, 2013

segunda-feira, setembro 09, 2013

Na MOURARIA - CAMILLA WATSON

Da exposição de  RETRATOS DO FADO, que alinda a velha Mouraria, eu diria, parafraseando Pessoa: primeiro estranha-se, depois entranha-se...

Estranha-se, primeiro, este trabalho este tributo esta paixão de quem, não sendo portuguesa, assim se dá e nos dá a conhecer melhor ao mundo
Entranha-se-nos, depois, a Mouraria em cada Retrato do Fado 
Obrigada, Camilla Watson, por tanto gostar de nós
É especialmente para si este Bairro eterno onde reside A grandeza do Fado


quinta-feira, agosto 22, 2013

La Goya em Alfama


D.L.

"...Largo de D. Rosa. Havia adrede uma locanda, uma taverna «falada».
... A taverna fora uma egrejinha...."
Esta locanda, onde La Goya e seus igualmente notáveis acompanhantes foram sentir o fado, não será, porventura, a actual M... d. F..... ?  :)

terça-feira, julho 02, 2013

JÚLIO DE SOUSA



Recordar Júlio de Sousa em toda a sua magnitude de artista multiforme, como escultor, pintor, desenhista, caricaturista, poeta e compositor de tantos fados que se tornaram célebres, é o propósito do novo espaço, inteiramente dedicado ao autor de dois dos mais recantados / recriados fados - "LOUCURA" e "SAUDADE, VAI-TE EMBORA".
É certo que já aqui, por diversas vezes, o tinha lembrado; porém, a dimensão do artista, o interesse no conjunto da sua Obra,  a quantidade de documentos que tenho vindo a reunir e, igualmente, a pouca atenção e realce com que tem sido (des)tratado, justificam este espaço que lhe dedico, que não pretende ser mais do que uma singela homenagem ao grande e multifacetado artista, que foi, afinal, um genuíno fadista!


sábado, junho 15, 2013

MANUEL CARDOSO DE MENEZES - "O Chico da Mouraria"

Quintas de Fado - Fado Rainha

Quando, neste blogue, voltei a lembrar Saudade dos Santos, em verbete de 2011, fi-lo precisamente com "O Chico da Mouraria".
Qual não foi o meu contentamento ao verificar ter sido este um dos fados escolhidos por Manuel Cardoso de Menezes, para os Ensaios da última 5ª no "A Nini", gravado para o MFT, do canal 4FadoLisbon do YouTube; um agradecimento e ovação a Manuel Cardoso de Menezes, que também já aqui homenageei, não só por esta sua preciosa interpretação, mas particularmente pelas informações  acerca das autorias, uma vez que no fonograma da Saudade dos Santos é indicado, como em tantíssimos outros casos, "Popular", para a autoria, quer da letra, quer da música, como, de resto, acontecia e acontece, quando se desconhece o nome dos autores/compositores... Também não admira, esta ignorância! Os jornais da especialidade, tais como a Guitarra de Portugal, a Canção do Sul, a Trova de Portugal..., que tanta informação têm acerca do Fado, continuam fechados a sete chaves, i.é., não só não são disponibilizados on line, como são de custosa consulta nos locais onde a informação deveria estar à disposição dos cidadões, perdão, cidadãos...; por isso é sempre tão útil  ouvirmos aqueles que sabem, fruto da experiência de muitos anos de Fado vivido e do estudo.
Ora digam lá se isto não é cantar ao Fado!

quinta-feira, maio 16, 2013

DANIEL GOUVEIA - "Cuidado, louca gaivota"

Quintas de Fado - Fado Daniel

Daniel Gouveia, investigador de Fado, com Obra publicada, é também o compositor deste Fado, um dos meus preferidos que, por isso, já aqui tinha destacado, na interpretação de Linda Leonardo, com uma letra de Tiago Torres da Silva. 
Mas, agora, que o 4FadoLisbon registou este momento singular, não poderia deixar de o partilhar convosco.
Daniel Gouveia não só nos conta como nasceu este Fado, como o interpreta, na sua versão original - a história que ficará para a História que o JM vai assim "escrevidendo"...
Mais uma vez, Parabéns por este Fado, Daniel! Grande interpretação duma criação duplamente tão inspirada!