terça-feira, julho 02, 2013

JÚLIO DE SOUSA



Recordar Júlio de Sousa em toda a sua magnitude de artista multiforme, como escultor, pintor, desenhista, caricaturista, poeta e compositor de tantos fados que se tornaram célebres, é o propósito do novo espaço, inteiramente dedicado ao autor de dois dos mais recantados / recriados fados - "LOUCURA" e "SAUDADE, VAI-TE EMBORA".
É certo que já aqui, por diversas vezes, o tinha lembrado; porém, a dimensão do artista, o interesse no conjunto da sua Obra,  a quantidade de documentos que tenho vindo a reunir e, igualmente, a pouca atenção e realce com que tem sido (des)tratado, justificam este espaço que lhe dedico, que não pretende ser mais do que uma singela homenagem ao grande e multifacetado artista, que foi, afinal, um genuíno fadista!


4 comentários:

Loreno Hagedorn disse...

Gostaria muito de ter contato via e-mail com FADISTA. Eu tenho pesquisado Júliode Souza e fui amigo correspondente de Mariamélia de Souza sua irmã até pouco antes de seu óbito. Fui amigo do sobrinho de ambos que residiu no Brasil: Armando Agusto pereira de Souza Malveira, e deixou como herança alguns trabalhos de Júlio. Estou pesquisando Júlio Objetivando exatamente resgatar esta história deste homem Multi média - ao seu tempo . Loreno Luiz Zatelli Hagedorn - lorenoatelie@terra.com.br

Ricardo Romero disse...

Estou elaborando um projeto para o segundo ciclo e seria de muita ajuda se você pudesse me informar o nome do livro e o ano em que o poema "loucura" foi publicado.

Abraço,
Ricardo Romero.

Loreno Hagedorn disse...

Ricardo Romero, gostaria muito de ter um contato seu por e-mail, já que há alguns anos estou em contato com a "Fadista", e estou, na medida do possível tentando reunir todos os que tenham interesse por Julio de Sousa. Você concorda com isso "Fadista"? Meu e-mail lorenoatelie@gmail.com. Sou brasileiro e vivo no Brasil.

Joana Leitão de Barros disse...

Boa-tarde. Estou fascinada com Júlio de Sousa e gostava muito de conversar consigo. Estou a preparar um trabalho sobre o escultor, amigo do meu tio-avô Ruy Roque Gameiro.
Obrigada