segunda-feira, julho 12, 2010

BERTA CARDOSO


Faz hoje 13 anos que Berta Cardoso partiu.

Idolatrada, durante décadas, por um público tão exigente quanto conhecedor de Fado, reconhecida pelos seus pares como "a maior" e indestronável, requerida por poetas e compositores que ansiavam o êxito dos seus fados que aquela "voz d'oiro" lhes traria, Berta Cardoso, que foi uma das primeiras grandes embaixadoras do Fado, que divulgou, nos anos 30 e 40, pela Europa, África e América, nomeadamente no Brasil onde obteve estrondosos êxitos, nunca obteve das Instituições o reconhecimento que lhe era / é devido, como já em 1967 muito bem se assinalava...

Dessa Severa do séc XX, melhor fala o seu legado do que tudo o que alguém possa dizer...

Obrigada, Berta!

10 comentários:

Anónimo disse...

Além de uma grande fadista foi uma grande amiga. Recordo-a com saudade, mas também com alegria pelos momentos inesquecíveis passados juntas. Esses ninguém nos tira são só nossos! Bem hajas Berta Cardoso e obrigada a quem mantém a tua chama viva.
Até sempre.
EU

MLeiria disse...

Obrigada, EU!
Eu é que tb agradeço aos comentadores que mantêm a chama viva...
O.

Anónimo disse...

Uma grande artista a recordar, da qual se espera de futuro, como de outros tantos, a re-edição da obra gravada. Um muito obrigado também pelo interessantíssimo blog, com documentos de grande valor.

MLeiria disse...

Bem dito, Anónimo; seria importante a reedição das (poucas) gravações deixadas.
Obrigada pelo comentário.

o escriba disse...

Também gostava (e gosto!)de ouvir a D.Berta Cardoso. Voz e Palavras sentidas de quem conhecia a vida nos seus tons mais escuros.
Tal como acontece com os outros, este post levou-me a outros links traduzindo sempre em mais-valias de conhecimento.
Obrigada!

Um abraço
Esperança

MLeiria disse...

Abraço também para si, Esperança, e obrigada pelo comentário.
O.

Ti Maria Benta disse...

Há pouco mais a acrescentar ao que se vem dizendo. Apenas queria deixar a opinião de que considero Berta Cardoso das melhores fadistas de sempre. Não é exagero, é a mais pura realidade, apreensível por quem gosta de música, não só de fado. É que basta apenas gostar de música para entender e perscrutar o belíssimo universo veiculado pela sua voz. Para avaliar o seu desempenho como fadista, basta apenas ouvir e sentir os arrepios na pele.

Fadista disse...

Obrigada pelo comentário, Comadre. Apenas gostaria de acrescentar que, no caso de BC, só a sua presença, era já uma mais valia... sabe, quem ainda a viu e ouviu, seja na última Revista em que entrou, seja nos espectáculos em que participou ou nas casas de fado onde actuou até 1982, que o Fado não só se canta, mas se interpreta... Berta Cardoso era uma Dramática, para além de ser essa "voz de oiro" que cantou e encantou Portugal "de lés a lés"!
Bj
O.

Raul Nobre disse...

Olá querida Amiga. Acabo de chegar a casa depois de mais uma noitada fadista que desta vez terminou no Nelo. Falou-se de fado, discutiu-se mais do que se cantou e tocou, mas tudo isso faz, afinal, parte do fado. Veio à baila esse grande nome que foi (e que é) Berta Cardoso. E aí todos são unânimes na admiração que lhe votam. É claro que falei no seu blogue e no que ele representa de valor para a história do fado, ainda que não seja necessária a minha opinião, pois o seu trabalho é por demais conhecido
E antes que me "esqueça", aqui lhe deixo os cumprimentos do Nuno de Aguiar.

MLeiria disse...

Viva, Raul
Obrigada pelas suas palavras acerca do meu blogue que não imaginava fosse assim tão conhecido, mas fico contente que o seja.
Isso é que é vida!... Tenho andado p'ra ir ao Nelo (na R. das Pretas, não é?), mas nunca mais "arranco"... Está por lá a cantar a Sara ou já não?
Grande abraço para si e retribuição dos cumptºs ao Nuno de Aguiar que mtº aprecio.
OP