sexta-feira, novembro 27, 2009

MARIA MARQUES - "Contradição"

E.P. 1949


Maria da Conceição Pedro Marques (1934-2002), Maria Marques, iniciou a sua carreira artística, no Rádio Club Português, aos 14 anos, tendo então sido conhecida pela "Miúda de Belém". Trabalhou em várias casa de fado tais como "Café Luso", Casa Distrito do Porto, "Marquês de Pombal" (que foi da Márcia Condessa), "Parreirinha de Alfama", "Adega Machado", "Severa", "Tipóia", "Faia", "Nau Catrineta", "Tágide"... e também cantou no estrangeiro, em Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Nova Iorque, Canadá, África do Sul, Londres, Paris... ex-colónias Portuguesas...

Participou no filme "Mundo da Noite", rodado na Nazaré, e foi personagem principal de um filme rodado no Líbano, acerca da história do país; no Teatro, entrou na revista "Eva no Paraíso", no Coliseu dos Recreios, ao lado de Hermínia Silva.

Para muitos, será mais uma ilustre desconhecida que aqui apresento... mas se o é, não será por certo porque não tenha tido uma vida dedicada ao Fado, e que não tenha, através dele, dado a conhecer Portugal ao Mundo... se é desconhecida, como tanta/os outra/os, será provavelmente porque "quem" deveria divulgar todos estes nomes da Canção Nacional não tem cumprido a sua obrigação... Aqui fica, então, a lembrança para os que já a conheciam e a apresentação para os que só agora a ficarão a conhecer, com os meus agradecimentos à Presidente da APAF, a fadista Julieta Estrela e a seu marido, Dr. Luís de Castro, por me terem facultado os dados para a nota biográfica.

VÍDEO DE HOMENAGEM

Sem comentários: