VÍDEO DE HOMENAGEM
Mais uma "aguarela" de J. Linhares Barbosa, interpretada, no Fado Corrido, por José Pracana.
Nota biográfica em http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt/126844.html
VÍDEO DE HOMENAGEM
Mais uma "aguarela" de J. Linhares Barbosa, interpretada, no Fado Corrido, por José Pracana.
Nota biográfica em http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt/126844.html
Maria da Conceição Pedro Marques (1934-2002), Maria Marques, iniciou a sua carreira artística, no Rádio Club Português, aos 14 anos, tendo então sido conhecida pela "Miúda de Belém". Trabalhou em várias casa de fado tais como "Café Luso", Casa Distrito do Porto, "Marquês de Pombal" (que foi da Márcia Condessa), "Parreirinha de Alfama", "Adega Machado", "Severa", "Tipóia", "Faia", "Nau Catrineta", "Tágide"... e também cantou no estrangeiro, em Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Nova Iorque, Canadá, África do Sul, Londres, Paris... ex-colónias Portuguesas...
Participou no filme "Mundo da Noite", rodado na Nazaré, e foi personagem principal de um filme rodado no Líbano, acerca da história do país; no Teatro, entrou na revista "Eva no Paraíso", no Coliseu dos Recreios, ao lado de Hermínia Silva.
Para muitos, será mais uma ilustre desconhecida que aqui apresento... mas se o é, não será por certo porque não tenha tido uma vida dedicada ao Fado, e que não tenha, através dele, dado a conhecer Portugal ao Mundo... se é desconhecida, como tanta/os outra/os, será provavelmente porque "quem" deveria divulgar todos estes nomes da Canção Nacional não tem cumprido a sua obrigação... Aqui fica, então, a lembrança para os que já a conheciam e a apresentação para os que só agora a ficarão a conhecer, com os meus agradecimentos à Presidente da APAF, a fadista Julieta Estrela e a seu marido, Dr. Luís de Castro, por me terem facultado os dados para a nota biográfica.
VÍDEO DE HOMENAGEM
VÍDEO DE HOMENAGEM
Uma das veteranas fadistas, que começou como cantora de música ligeira, mas que desde finais dos anos (19)50 enveredou pelo Fado, Julieta Reis edita um novo álbum, "Fados - Primeiro Amor".
Recebi a notícia, estava eu a acabar este vídeo de homenagem; e, como não direi mais nem melhor do que o nosso bom amigo, grande conhecedor e estudioso de Fado, Dr. Luís de Castro, aqui fica transcrita a sua abalizada opinião:
"Julieta Reis é uma referência de bem interpretar. Ouvir a Julieta Reis é uma lição de fado pela dicção, como sabe dividir o verso, a emoção que consegue transmitir ao cantar dando ênfase às palavras do poeta. Estas são características fundamentais do fado que Julieta Reis cultiva como poucas. Tanto no fado tradicional como no fado-canção, Julieta Reis tem uma capacidade única de interiorizar o que canta tomando-nos de imediato a atenção".
Os que já andam no Fado há algum tempo, bem se lembram de ter ouvido a Julieta Reis no Café Luso, no Solar da Madragoa, no Arabita, no Fado Maior...
VÍDEO DE HOMENAGEM
Madalena de Melo é, provavelmente, das fadistas menos lembradas, embora tenha sido um dos grandes nomes do Fado e tenha tido um papel importantíssimo na sua divulgação. Com os também insignes Armandinho, João da Mata, Martinho d'Assunção e Berta Cardoso, fez parte do Grupo Artístico de Fados, responsável, no dealbar dos anos (19)30, por levar a Canção Nacional, pela primeira vez, a terras de Angola e Moçambique, entre outras.
VÍDEO DE HOMENAGEM
Lembrar António Calvário, uma referência da Canção Nacional, interpretando um original de César de Oliveira e de F. Carvalho, Pop Fado, com uma letra muito interessante que nos fala do novo fado, da época de então e também d'agora, que é democrata, que mudou de estilo, se ligou à arte abstracta, particularmente em concordata com tudo aquilo :) que se deixou da vadiagem, que é todo intelectualizado e quis portanto aprender a linguagem e a mensagem do pop fado, ah! ah! está-se bem, pois é, era :) ... Pop fadista, sem rei nem pop!... Popem lá, qu'é popelar!
Bom week-end!
O amigo Américo teve a bondade de fazer e dedicar-me este vídeo, em que Berta Cardoso interpreta o "Fado Antigo" ou "Perna de Pau", como depois ficou conhecido e foi gravado, que tem letra de Amadeu do Vale e música de Raúl Portela, da revista "Olaré quem brinca!". Obrigada!
VÍDEO DE HOMENAGEM
Esta é a homenagem possível ao meu ciber amigo Américo que, na belíssima Gondarém - Vila Nova de Cerveira, canta o fado "à luz da candeia", nas noites fadistas do Kalunga...
De facto, o fado não é apenas canção de Lisboa, é Canção Nacional, que se canta e ouve onde quer que se encontre uma Alma Lusa!
O fado que escolhi para este vídeo é da autoria de Óscar Martins e é interpretado no Fado das Horas.
Aqui http://kalungablog.wordpress.com/americo-videos/ pode ouvir mais fados na voz e sentir deste fadista a quem daqui saúdo e envio um abraço todo fadista.