terça-feira, fevereiro 27, 2007

GRANDES PORTUGUESES



















Data de 1914 este concurso organizado pelo jornal O Século. Um concurso com intuitos pedagógicos "do qual se tirarão, além do ensinamento e do prazer da leitura de magníficos trechos literários, proveitosos brindes...". Um concurso que consiste em coleccionar 40 Figuras Nacionais cujos feitos constituem parte da História de Portugal. "Difundir a História d' um povo é dar-lhe energias, vida, conhecimento do passado cujos exemplos de grandeza ficam como incitamentos e cujos horrores, cujos crimes, são como motivos de repulsa salvando os homens de os imitarem. A História tempera o carácter dum povo...".
Para além da curiosidade, vem este postal a propósito do concurso Os Grandes Portugueses, que pode consultar em http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/index.php ; é hoje apresentado um documentário sobre Luís de Camões, que o Prof. Helder Macedo considera "o pioneiro da moderna consciência universalista"; parece-me que todos concordaremos com o Prof., mas seria bom referir que essa consciência se adquire pelo conhecimento, que a Camões sobejava, da História do seu próprio Povo, neste caso o Povo que "deu Mundos ao Mundo"...
Lembremos, a propósito, que as sucessivas reformas no sistema de ensino determinaram a existência de várias gerações de portugueses que ignoram quase por completo a História do seu país...
Nota de rodapé - Entre os nossos 10 finalistas, ao contrário do que acontece noutros países, não figura mulher alguma... Pelos vistos, Portuguesa Ilustre em Portugal, só o Hino !

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante!
Quase cem anos depois a história repete-se(salvaguardando as devidas distâncias!). Quanto à nota de rodapé é verdadeira, mas também nos outros países europeus nenhuma mulher ganhou. Ainda está longe o dia da paridade.Continua divulgando essas pérolas, a memória de um povo é a sua maior riqueza.
P.S.Adorei o SIMPLEX!:):):)
Eu