Na próxima 5ª feira, dia 22, será inaugurada a exposição sobre BERTA CARDOSO, no Museu do Fado.
Esta é uma forma de lembrar uma das fadistas mais importantes do séc. passado, dona de uma voz portentosa e de uma capacidade interpretativa singular.
Teve uma longa e bem sucedida carreira- da década de 30 à década de 80- quer como fadista, quer como actriz. Actuou na maior parte dos palcos portugueses e levou o Fado ao Brasil, a Espanha, a França; também pela mão de Berta Cardoso, integrada no Grupo Artístico de Fados, e pela primeira vez, o Fado vai a África; para além de Berta Cardoso, faziam parte do Grupo: Madalena de Melo, Armando Augusto Freire (Armandinho), João da Mata e Martinho d'Assunção que viajaram, a bordo do paquete "Nyassa", rumo a Luanda, partindo em 29 de Julho de 1933 .
Esta exposição tem o mérito de vir lembrar aos mais velhos este nome importante da nossa cultura, que andava um pouco esquecido, e de o dar a conhecer aos mais novos; todos, com um maior e melhor conhecimento do passado, melhor dimensionarão o nosso futuro. A Cultura de um país é verdadeiramente a sua riqueza e a Língua as suas fronteiras...
Esperemos que este pequeno passo para "recuperar nomes que andam esquecidos" seja o primeiro de uma gigantesca caminhada...
Não se é português unicamente por se ter nascido em Portugal. Ser Português é, fundamentalmente, amar a Língua e a Cultura Portuguesas de que o Fado é emblemático.
Então, vá lá, visite a exposição e, antes, consulte o site www.bertacardoso.com . Vai ver que gosta!