quinta-feira, março 05, 2009

O "Petroline"


















Figuras do fado - séc. XIX

4 comentários:

Fadista disse...

Pois é... quanto mais não seja para lembrar que já então, nos inícios do séc. passado, havia quem divulgasse o Fado por outras terras, nomeadamente na Rússia dos Czars, onde era muito apreciado!...
Saudações fadistas

Fadista disse...

Em bom rigor, dir-se-ía " fins do séc. XIX, início do séc. passado"

Anónimo disse...

Estou de acordo: muito interessante artigo este! Acho que o Pinto de Carvalho também fala do Petroline no seu estudo História do Fado. Agora estou a ler Ídolos do Fado, do Victor Machado, um livro que consegui na biblioteca de Vanderbilt University. É muito interessante, assim que junto com o artigo que em breve publicarei sobre a Berta Cardoso, também penso escrever um sobre a magnífica obra do Machado.

Saudações fadistas de Nashville,

Antón.

Fadista disse...

Acho fantástico e congratulo-me que tenha encontrado o "Ídolos do Fado" na Biblioteca da Universidade de Vanderbilt. Um dia destes, irei confirmar se a Biblioteca da Faculdade de Letras da UCL tem essa obra para consulta... É, de facto, uma obra de referência de consulta "obrigatória".
Cá fico aguardando os seus artigos, que terão por certo a qualidade e o interesse habituais.
Para Nashville, do Country, saudações de Lisboa, do Fado
OP