domingo, julho 31, 2011

"FADO DE MOURARIA"





Atrevo-me a divulgar mais esta faixa do Vol. VI dos Arquivos do Fado, da Tradisom, porque sei que o seu Director me autoriza a fazê-lo, mais ainda porque naquela, para além dos já conceituados fadistas Ercília Costa e Joaquim Campos, participa a então nóvel fadista Berta Cardoso, nome maior entre os maiores do Fado, de quem este ano se comemora o centenário. A convite de Armandinho, que a acompanhou e ouviu cantar quando, pela primeira vez se exibiu em público no Salão Artístico de Fados, Berta Cardoso foi a Madrid gravar, acompanhada por Maria Alice e seguidamente por outros cantadores e cantadeiras, como é o caso.
Ercília Costa, Joaquim Campos e Berta Cardoso são, pois, as vozes que dão voz a este "Fado de Mouraria", acompanhados pelo insigne guitarrista Armando Freire e o distinto violista Georgino de Sousa.


Silêncio, que se vai cantar o Fado!


"Cierto día del año 1930 llegó a Madrid un contingente fadista procedente de Lisboa y compuesto por los cantantes Joaquim Campos, Berta Cardoso, Cecília d’Almeida y Ercília Costa, todos ellos rutilantes estrellas de famoso Café Luso..."

terça-feira, julho 26, 2011

"A DESGARRADA"




Com o selo Tradisom, do vol.VI - Arquivos do Fado, esta "Desgarrada", gravada em Madrid em 1930, em que intervêm os instrumentistas "Armandinho" e João Fernandes, a cantadeira Ercília Costa, o cantador Joaquim Campos e ainda António Menano.

sábado, julho 23, 2011

ALICE MAYA - "Assim é que é fado"

Plat.


Alice Maya interpreta, de Genni Telles e de Hermenegildo Figueiredo, "Assim é que é fado", acompanhada pelo Conj de Guitarras de Raul Nery.

terça-feira, julho 19, 2011

ARMANDO MOITEIRA - "Meu Portugal"



"Meu Portugal", de António Nestor, canta Armando Moiteira , no Pedro Rodrigues, acompanhado pelas guitarras de Álvaro Martins e de Manuel Costa e as violas de Joaquim dos Anjos e de Toni Gomes.

terça-feira, julho 12, 2011

JANUÁRIO TRINDADE - "Norton de Matos"



Januário Trindade, o fadista revolucionário, homenageia, no seu 8º disco, a figura de Norton de Matos. A letra e música são da autoria de José Crispim; acompanham o fadista, o Conjunto de Guitarras de António Chainho e Manuel Mendes.

sábado, julho 09, 2011

MARIA JOSÉ VILLAR - "Tudo te dei"




Jorge Fontes, à guitarra e José Maria Nóbrega, à viola, acompanham Maria José Villar que interpreta "Tudo te dei" da autoria de Joaquim Pimentel
 
Plat.
 

quinta-feira, julho 07, 2011

domingo, julho 03, 2011

ADELAIDE RODRIGUES - "O fado nasce no peito"

Plat.


"Para se cantar o fado / Não é preciso ter voz / Basta apenas ter saudade / E amor dentro de nós / Tristeza, ternura e dor / E o recordar docemente / São todas juntas o fado / O fado é a vida da gente // O fado nasce no peito / E entoa na garganta / É voz que p'ra não chorar / Se junta à guitarra e canta"...

A autoria deste fado deve-se à dupla E. Damas e M. Paião; os acompanhamentos, aos guitarras Carvalhinho e António Parreira, e aos violas Júlio Gomes e José Vilela.

sexta-feira, julho 01, 2011

NORBERTO MARTINHO - "Quem me dera ser o vento"



As guitarras de A. Chainho e de Z. Ferreira, as violas de J.M. Nóbrega e de A. Manuel acompanham Norberto Martinho que interpreta, no Fado Victória, "Quem me dera ser o vento", de A. Ribeiro.