quinta-feira, maio 28, 2009

CARMENCITA AUBERT




















"Nestes olhos bem espanhóis, há a nostalgia do fado lusitano"
Nascida em Espanha - Barcelona, Carmencita / Carmelita Aubert morreu em Portugal, em 1979, país que adoptou e escolheu para viver durante uma parte significativa da sua vida.

Figura de 1º plano do Teatro e da Canção, em Espanha e em Portugal, Carmencita Aubert também cantava o fado; infelizmente, não tenho qualquer registo de fado da Aubert nem imagino se haverá; podemos contudo ouvi-la interpretando os tangos "Mi vida" e "Un compadrito fue" aqui http://www.todotango.com/english/creadores/caubert.asp
acompanhado de uma nota biográfica.
Também muito interessante e esclarecedor o artigo da Canção do Sul...
Aqui fica a minha homenagem a esta Catalã de alma Lusa, de quem Berta Cardoso, sua contemporânea, falava com muita admiração e carinho.

16 comentários:

jaume disse...

Não conhecia essa mulher, esa artista, claro que é um bocadinho mais antiga do que eu. Mas temos em comum o amor a Portugal e pelo fado.
Obrigado amiga por me dedicar este post. Um beijinho grande e Visca el Barça e o Sporting!!!
jaume

MLeiria disse...

VISCA!

MLeiria disse...

Olá, Manuel
Obrigada pelo coment. e por me dar a oportunidade de lembrar uma outra realidade que, por vezes, tenho tendência a esquecer. Quando diz que não sabia nada desta artista, significa que nunca tinha ouvido falar dela ou, antes, que conhecia este nome, mas não a obra?
Beijinho e Bom Domingo!
OP

miguel villa disse...

ola
que bom recordar aqui esta grande cantora e actriz
tenho dela algumas fotos e existe um blog sobre uma costureira de teatro muito acarinhada a germana que o sobrinho desta é afilhado da carmencita.
quero agradecer-lhe a visita á minha exposiçao assim como o que escreveu no livro de honra
espero que tenha gostado.
outras se avizinham...á saudosa milú,ao eugénio salvador e a aida baptista.
um abraço de gratidao

MLeiria disse...

Olá, Miguel
Obrigada pelo seu coment. Se conhecer pessoalmente ou tiver o contacto do sobrinho da Germana e se achar que vale a pena, avise-o da existência deste post; provavelmente ficará satisfeito por alguém a lembrar.
Será que ela gravou alguns fados e alguém tem esses registos?
Nada tem que agradecer a minha visita à sua exposição; pena que não tivesse podido comparecer na inauguração, mas não deixaria de lá ir. Para além de tudo o que já disse, acho notável a sua dedicação e, também por isso, tem a minha admiração. Se em alguma coisa lhe puder ser útil, faça o favor de dizer!.
Um abraço
Op

Américo disse...

Que Visca el Barça, está bien, agora o Sporting??????????? lagarto, lagarto, lagarto, Cruzes abrenúncio, contra o mau olhado!!!! hehehehe. Deixe para lá TiaMacheta, o catalão não sabe que sou do Glorioso. Parabéns por recordar a Carmencita Aubert. A Amiga é uma Enciclopédia. Um bjinho.

Fadista disse...

Bem reparei que o n/ Amigo não sabia o que dizia!... eh!eh!, mas gostei e nem fiz ondas! Porque não um Glorioso-Sporting? teria a cor da bandeira Portuguesa, já reparou?...
Enciclopédia, eu?! Gostava de ser, gostava, mas nem dicionário de bolso, daqueles mesmo muito pequeninos que, noutros tempos, se levavam para os exames a sério...
Obrigada e Bjinho, Américo
OP

Paulo Freixinho disse...

Olá...

Sou o afilhado de Carmencita Aubert...
Fiquei muito sensibilizado por ter encontrado hoje este post sobre a minha madrinha... pessoa que me marcou profundamente...

Deixo um link para o blogue da minha "tia" Germana, a Costureira do Teatro, onde se podem ver algumas fotos de Carmecita Aubert:



Obrigado,
Paulo Freixinho

Paulo Freixinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Freixinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
guida disse...

Olá!
Como o Mundo é pequeno e maravilhoso!!!!!
A D. Carmencita Aubert foi minha madrinha de casamento e do meu filho Paulo Freixinho que deixou uma mensagem antes de mim!
Que bom alguem se lembrar da D. Carmencita!
Um abraço e obrigada

MLeiria disse...

Obrigada, Guida e Paulo Freixinho, pelos v/ comentários.
Enviei-vos, hoje mesmo, um mail de resposta.
Abraço
OP

Anónimo disse...

gostaria de pedir ao afilhado da Carmencita Aubert,para parar de tecer comentarios sobre a artista,uma vez que nao condizem com a realidade.Ninguem lhe autorizou a publicar fotos sobre a citada Sra.sem consultar a familia,o filho e as netas nao gostaram,limite-se a falar da sua tia Germana,e ponto final.

Paulo Freixinho disse...

Apaguei o comentário onde disponibilizava o link para as referidas fotos... vou respeitar a vontade da família e retirarei do blogue as fotos em causa... sem mais comentários...
PF

Anónimo disse...

isto e disparate atras de disparate,o sr.Paulo Freixinho ficou muito marcado com a morte da D.Carmencita Aubert,deve ser por dizer que a Sra.cantava o fado !... E era brasileira ,so diz parvoiçes a troco de que? o que sera que o Sr.Paulo Freixinho pretende,chegar-se a frente?ser conhecido a pala da D.carmencita?

El Firulete disse...

Boa Tarde,

Sou coleccionista de Tango, tenho 16 discos de Carmencita Aubert de 78 rpm, quando gravou em Espanha. E duas fotos muito lindas. Gostava que se partilha-se a fotos da Artista, para que não fique no esquecimento.

Cumprimnetos,

Leonardo Paludi