segunda-feira, dezembro 31, 2007

BERTA CARDOSO - "Cruz de Guerra"

Este o fado que escolhi para despedida de 2007 e entrada em 2008, a todos desejando, essencialmente, PAZ. Essa é, de resto, a mensagem desta brilhante letra de Armando Neves, que ganhou o 1º Prémio de Poesia do Concurso Literário do Secretariado da Propaganda Nacional (1935); a música é de Miguel Ramos; a criadora deste fado foi Berta Cardoso, sendo este um dos seus fados mais emblemáticos e um dos seus maiores sucessos, e também da música portuguesa, em termos de venda e audição, à escala da época, claro está.

domingo, dezembro 23, 2007

ARGENTINA SANTOS - "Noite de Natal"

Aqui fica o meu agradecimento a Fernando Batista, que me enviou este fado interpretado pela Argentina Santos e cuja autoria se deve a Fernando Teles e a Filipe Pinto.

sábado, dezembro 22, 2007

UM NATAL MAIS EUROPEU

Recebi hoje este e-mail e não posso deixar de o partilhar convosco.

Segundo noticias hoje divulgadas, após uma breve visita de inspeção, a ASAE fechou e selou o estábulo do presépio, por objectiva falta de condições de higiene e segurança. Foram ainda encontradas várias embalagens irregulares de leite e outros produtos não embalados individualmente na origem e sem prazo de validade, que os ocupantes do presépio alegaram serem 'oferendas de pastores'. Todos estes produtos, em claro desacordo com as normas da Comunidade, foram apreendidos e serão prontamente destruídos.
A Comissão de Proteção de Menores retirou o Menino Jesus à alegada familia por falta de garantias quanto à capacidade de criação e educação por parte desta. As condições em que a criança foi encontrada indicavam precisamente isso, segundo os agentes. A criança, um menino, foi imediatamente entregue a uma instituição de acolhimento onde ficará até ser encontrado o pai biológico.
A criança foi encontrada numa manjedoura, vestida apenas com uma fralda, pelo que se suspeita de maus tratos continuados. A mãe, de nome Nossa Senhora, está obrigada a pulseira electrónica e a apresentações semanais na esquadra de Belem e o pai adoptivo, autodenominado São José, ficou em prisão domiciliária.
A vaca foi de imediato enviada a um matadouro oficial para ser abatida por suspeita de BSE. O burro assustou-se com a rusga, conseguiu fugir e foi incluído no Circo Chen. Porque só sabe zurrar e exalar um bafo quente,deverá brevemente servir de jantar aos leões...
Entretanto, na fronteira do Caia, a Brigada Fiscal deteve três individuos sem identificação que se faziam transportar em camelos. Estão em prisão preventiva por suspeita de tráfico de metais preciosos e substâncias psicotrópicas, que foram para análise, além de entrada ilegal no Espaço Schengen. Os camelos em que se faziam transportar foram apreendidos e enviados para o Jardim Zoológico, por suspeita de importação ilegal de animais exóticos.
As árvores de Natal foram proibidas pelo Ministério do Ambiente porque, no caso de serem naturais, delapidam as florestas nacionais e, se forem de plástico, são feitas a partir de combustiveis fósseis, pelo que contribuem para o aumento do buraco do ozono. As medidas já foram aplaudidas pela Quercus, Greenpeace e ambientalistas vários.
As prendas são desaconselhadas pela DECO que publicou um estudo em que prova que 85,7% dos brinquedos à venda são perigosos para as crianças, porque têm pequenas peças que se podem soltar e engolir, e para os Pais porque usam os cartões de crédito como se não houvesse amanhã... coisa que é provável que haja, não obstante a falta de conformidade dos dias com a calibragem média (é sabido que os dias de inverno se apresentam bastante abaixo do formato médio e em desconformidade com as normas do sector). A ASAE estuda o assunto pelo que não se sabe qual será o futuro dos dias.
O Pai Natal foi proibido de voar com as suas renas, por falta de homologação do plano de vôo pelo operador do sector. Aparentemente, haverá também problemas com a propulsão dos trenós, cuja homologação pela CE se encontra pendente por serem demasiado poluentes e não respeitarem os limites de emissão de determinados gases com efeito de estufa. Tal medida, aliás, tem um efeito cumulativo e ineficaz, uma vez que já tinha sido proibida a introdução de objectos pelas chaminés devido ao perigo de incêndio dos recuperadores de calor.
Também as crianças foram proibidas de porem sapatinhos e meias nas chaminés pela mesma razão. A medida foi apoiada pela Associação de Protecção à Criança, porque a ansiedade causada pela espera dos presentes pode contribuir para o stress infantil, como apontam alguns estudos norte-americanos.
O Instituto Português de Cardiologia publicou um comunicado em que alerta para os perigos da Ceia de Natal devido ao elevado consumo de fritos e açucares ricos em colesterol e bacalhau com elevado teor de sal, propondo em alternativa um jantar à base de sopa de legumes e uma peça de fruta.
Também a Liga de Defesa dos Animais publicou um comunicado insurgindo-se contra a 'habitual chacina de perus nesta epoca' e convocando uma manisfestação para o Terreiro do Paço na noite de 24 de Dezembro, onde simbolicamente alguns perus serão devolvidos à liberdade!!! (entretanto a Associação de Caçadores da Trafaria convocou uma 'batida ao peru' mas isso é outra história.....)
O Governo já declarou este como 'o mais europeu de todos os Natais', que se espera que decorra sem os costumeiros incidentes (chaminés fumegantes, Pais Natais chamuscados dando entrada nos serviços de urgência -ou SAP's- e renas com stress pós-traumático), pelo que desejou um Feliz e Tranquilo Natal a todos os portugueses. Está já nomeada com carácter de urgência uma comissão de peritos para analisar as repercussões negativas e as desconformidades do *Ano Novo,* pelo que é provavel que este ano se prolongue ou nunca mais acabe...
Um Feliz Natal e um 2008 o melhor possivel!

quarta-feira, dezembro 19, 2007

ALFREDO D. MARCENEIRO - "O Natal do moleiro"

Embora o vinil não esteja já em muito boas condições, mesmo assim acho que vale a pena partilhar convosco este belo fado, com letra de Henrique Rego, música de A. Marceneiro que também brilhantemente o interpreta.

domingo, dezembro 09, 2007

ALFREDO DUARTE JR. - "Aí vem o Natal"



Uma letra de Carlos Conde na música do Fado Cuf, para lembrar que o Natal se aproxima e desejar, com o poeta, que o Natal "venha este ano com bandeirinhas brancas para todos"...

domingo, dezembro 02, 2007

ALFREDO DUARTE e ALFREDO DUARTE JR. - "Ser Fadista"

O pai Alfredo Duarte que, no Fado, ficou mais conhecido por "Marceneiro" e o filho, Alfredo Duarte Jr. a quem, no Fado, chamaram o "fadista-bailarino", cantam esta letra de Armando Neves, sendo a música do próprio A. Duarte. Ambos cantadores e fadistas que, "cantando o Fado com altivez", muito honram o povo português.