domingo, novembro 25, 2007

FERNANDA MARIA - "Isto é Fado"



Fernanda Maria, que durante anos reinou no "Lisboa à Noite", interpreta, numa rapsódia de fados, esta história duma noite de fados, escrita por Fernando Farinha.
Neste blog http://ratorecordsblog.blogspot.com/ vai encontrar uma história exemplar (post de 4 de Out. - "Lisboa à Noite": A Descoberta do FADO), para além de muita música portuguesa e algumas raridades. Um blog excelente, como tudo o que é feito com amor...

sábado, novembro 24, 2007

ZÉ FREIRE - "Fado das Iscas"



Acho este fado particularmente saboroso... Uma daquelas letras!
Para lembrar o Zé Freire, que tanto gosto de ouvir, e espero que vocês também...

domingo, novembro 18, 2007

domingo, novembro 11, 2007

Mª EMÍLIA FERREIRA - "Fado Corrido"

Mª Emília Ferreira é uma das consagradas cantadeiras cujo percurso artístico marcou a História do Fado das primeiras décadas do séc. XX. Contemporânea, entre outros , de Alfredo Duarte "Marceneiro", Berta Cardoso, Ercília Costa, Ermelinda Vitória, Filipe Pinto, Hermínia Silva, Júlio Proença, Madalena de Melo, Mª Albertina, Mª Alice, Mª do Carmo, Mª do Carmo Torres, Natália dos Anjos... a sua biografia, bem como a dos mais notáveis cantadores e cantadeiras do início do século passado, encontra-se num dos mais prestigiados livros da especialidade - "ÍDOLOS DO FADO", de A. Victor Machado (1937), um registo feito com intenção, permitindo ainda que todos esses "nomes perdurem na memória dos vindouros". De todos os que pertencem à História do Fado, alguns há de que já foi possível encontrar e recuperar antigas gravações, que são parte do Património Cultural Português. Refiro-me à colecção de discos "Arquivos do Fado", constituída por 6 CD's, elaborada pelo detentor de um espólio invejável de música portuguesa, nomeadamente Fado, e proprietário da Interstate Music, colecção editada em Portugal pela Tradisom http://www.tradisom.com/index.html , cujo Director, José Moças, editou também recentemente um blogue http://www78rotacoes.blogspot.com/ que tem como principal objectivo "criar um local de debate para os apaixonados" do 78 rotações.
Este fado, interpretado por Mª Emília Ferreira, encontra-se no Vol.I - Fado de Lisboa (1928-1936) - da Colecção acima referida, que regista ainda as vozes de Mª Silva, Alfredo Duarte, Madalena de Melo, Mª do Carmo Torres, José Porfírio, Ermelinda Vitória e Mª do Carmo. Os discos podem ser adquiridos on line, na Tradi-Loja, ou então na loja do Museu do Fado.
A editora deste blogue a todos deseja um especial dia de S. Martinho, comemorado com as tradicionais castanhas assadas ou cozidas, tanto faz, mas portuguesas s.f.f., regadas por uma "pingoleta", das que cantam, e tudo acompanhado ao som deste maravilhoso fado e outros, mas todos portugueses s.f.f. !
Tenha um óptimo Domingo!

sexta-feira, novembro 02, 2007








The Fado (Lisbon)

«Music washes away from the soul the dust of everyday life.»
Berthold Auerbach *
Retirado da página http://www.pbase.com/diasdosreis/image/318874/original editada pelo fantástico fotógrafo português Dias dos Reis, cujo trabalho muito admiro.